Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Prefeitura de Sorocaba vai restaurar museus e o prédio anexo à Estação Ferroviária

12 de julho de 2021 15:57

Por: Mariana Campos



A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), vai promover o restauro do Museu Histórico Sorocabano (MHS), Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS), Casarão de Brigadeiro Tobias e do prédio anexo à Estação Ferroviária (atual Barracão Cultural e antiga Casa do Turista). A iniciativa ocorrerá por meio de um convênio 777.397/2012, com o Ministério do Turismo, por meio da mandatária Caixa Econômica Federal (CEF).


“Estamos muito felizes, pois a restauração desses nossos prédios públicos, todos tombados como patrimônio histórico de Sorocaba, tem relevante valor histórico para o contexto do crescimento do município e é um anseio da população”, destaca o secretário da Cultura, Luiz Antonio Zamuner. O repasse do Governo Federal é de R$ 749.989,98, com uma contrapartida municipal no valor de R$ 488.907,48.


Os prédios passaram por processo de degradação pela ação do tempo e o restauro arquitetônico vai garantir a conservação dos imóveis e do acervo, além da manutenção dos projetos desenvolvidos e a segurança de visitantes e funcionários.


Todos os prédios receberão revisão geral da cobertura e instalações elétricas, restauro das esquadrias, dos revestimentos e pinturas, paredes internas e fachadas. Além disso, os imóveis receberão melhorias na acessibilidade, sistema de prevenção e combate a incêndios e emissão de AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).


As obras terão início assim que for emitida a ordem de serviço pela Prefeitura de Sorocaba, que ocorrerá após a finalização do processo licitatório (CPL 268/2016), na modalidade Tomada de Preços, quando, então, será conhecida a empresa especializada em obras de restauro e manutenção vencedora. A abertura de habilitação está agendada para ocorrer nesta quarta-feira (14). Após o início das obras, o prazo estipulado para a entrega é de 180 dias.


Saiba mais