Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Prefeitura divulga edital para inscrição e transferência a vagas em creche

12 de novembro de 2021 17:27

Por: Bruno Rodrigues



A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), divulgou, na terça-feira (9), no Jornal do Município, o Edital Sedu/GS Nº 13/2021, referente à inscrição, classificação, reclassificação, transferência e matrícula nas escolas da Rede Municipal de Ensino, gestão compartilhada e nas instituições educacionais conveniadas com o município.

As inscrições, para cadastramento de crianças que residem em Sorocaba, cujos pais ou responsáveis legais tenham interesse em vagas em creche, estarão abertas nos 10 primeiros dias consecutivos de cada mês, de maneira presencial nas unidades das Casas do Cidadão e de forma on-line, no site da Secretaria da Educação (educacao.sorocaba.sp.gov.br), no mês de novembro de 2021 e de janeiro a novembro de 2022.

As inscrições deste mês para atendimento do período letivo de 2022 iniciam no dia 16 e vão até o dia 30 de novembro. A divulgação do resultado da vaga será no dia 6 de dezembro e as matrículas poderão ser feitas entre os dias 7 a 11 de dezembro. Podem ser inscritas crianças a partir de 3 meses de idade completos e serem indicadas até cinco instituições educacionais da Rede Municipal, de gestão compartilhada ou conveniada.

Para se inscrever, os pais ou responsáveis deverão apresentar os seguintes documentos, que podem ser consultados no link: https://educacao.sorocaba.sp.gov.br/cadastromunicipalunificado/.

A classificação dos cadastrados para creches será publicada em uma lista no site da Sedu, conforme as datas do calendário. Uma vez a criança sendo contemplada com a vaga, é necessário fazer a matrícula na unidade escolar, conforme a divulgação das datas. O resultado da inscrição será enviado no e-mail do pai, mãe ou responsável cadastrado.

Os pais ou responsáveis devem se atentar ao nome da pessoa que vai discriminado no comprovante de residência, pois é preciso coincidir com o nome do responsável pela criança.

De acordo com a Sedu, outra situação recorrente acontece na comprovação da profissão, em que muitas pessoas não apresentam documentação adequada, como holerite, comprovante de INSS ou, se for autônomo, um documento comprobatório assinado por testemunhas.


Transferências

A solicitação de transferências das crianças matriculadas nas escolas municipais e nas instituições educacionais conveniadas com o município, que atendem à etapa creche, acontecerão nos meses de fevereiro a novembro de 2022, das 8h às 11h e das 13h às 16h, na unidade escolar em que a criança encontra-se matriculada.

A Sedu informa que, uma vez sendo solicitada a transferência, esta terá validade durante todo o ano letivo de 2022, assim como uma vez concedida a transferência, a mesma não poderá ser cancelada.

O edital completo pode ser acessado pelo link: https://drive.google.com/file/d/10pbtlVldX8S3J3swBgYy8KfRsakC8_ec/view. Em caso de dúvidas, a Sedu conta com dois canais de atendimento, pelo e-mail: creche@sorocaba.sp.gov.br e pelo WhatsApp: (15) 3228-9516. A inscrição indeferida poderá ser refeita dentro do prazo de inscrição.


Saiba mais