Prefeitura e Fonplata finalizam detalhes de contrato que viabiliza grandes obras de mobilidade urbana em Sorocaba

3 de dezembro de 2021 9:02

Por: Eduardo Santinon, Michelle Alves

A Prefeitura de Sorocaba e o Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata) finalizam os últimos detalhes para a assinatura de contrato entre as partes, que irá viabilizar US$ 16 milhões em obras de mobilidade urbana na cidade.

O vice-prefeito Fernando Martins da Costa Neto, o secretário de Planejamento (Seplan), Paulo Henrique Marcelo, e a responsável pelo Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação (CADI) e coordenadora da Unidade de Execução e Programa (UEP) da Prefeitura, Jessica Pedrosa, receberam a visita do representante do Fonplata no Brasil, Óscar Carvalho, e o consultor do Fundo no município, Joabe Azevedo, nesta quinta-feira (2), no Paço Municipal.

“Já temos a aprovação do projeto para Sorocaba e percebemos um avanço muito grande, no sentido de a cidade se planejar para viabilizar as ações previstas. Dessa forma, já começamos a trabalhar em conjunto com a Prefeitura, para a assinatura do contrato”, adiantou o representante do Fonplata no Brasil.

Tão logo ocorra a assinatura, a Prefeitura já dará início a uma programação de grandes obras de mobilidade urbana no município, financiadas por meio de recursos desse banco, cuja operação foi aprovada, em janeiro deste ano, pela Câmara Municipal de Sorocaba. “Recebemos, com muita satisfação, os representantes do Fonplata. É motivo de orgulho saber que essa iniciativa vai beneficiar muito a nossa cidade e toda a população”, apontou o vice-prefeito Fernando Martins da Costa Neto.

Por meio dos recursos do Fonplata, a Prefeitura de Sorocaba dará início a obras importantes para a cidade, como: a construção de uma ligação entre a Rua Olinda Ayres Paulete e a Avenida Ulysses Guimarães, na Zona Norte; o acesso viário entre os bairros Wanel Ville IV e Jardim Villagio Torino, na Zona Oeste; dentre muitas outras que contemplarão todas as regiões.

“Temos uma série de obras a serem desenvolvidas com esse recurso. Os trâmites internos já estão em andamento na Prefeitura para que, paralelamente à assinatura do contrato, já possamos começar a lançar as ordens de serviço”, complementou Jessica Pedrosa, do CADI.

Segundo Óscar Carvalho, do Fonplata no Brasil, a intenção do banco é ampliar o apoio aos municípios, dando suporte, inclusive, a outras instituições financeiras, de forma multilateral, para fomentar o desenvolvimento. “O objetivo é causar um impacto positivo muito importante na infraestrutura urbana, acompanhando o crescimento, não só de Sorocaba, mas da Região Metropolitana como um todo”, finalizou.

Fotos: Michelle Alves – Secom/Divulgação