Prefeitura e PM se reuniram para tratar da próxima blitz de controle de ruído emitido por escapamento de motocicleta

12 de março de 2020 16:39

Por: Mariana Campos - macampos@sorocaba.sp.gov.br

Representantes da Prefeitura de Sorocaba e da Polícia Militar (PM) se reuniram nesta quinta-feira (12) para tratar da próxima blitz de controle de ruído emitido pelo escapamento de motocicletas no 7º Batalhão da PM . O objetivo foi de planejar com os dados obtidos na pesquisa on-line realizada pela Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), para identificar quais as principais vias com maior incidência desse tipo de poluição sonora.

A ação envolve a PM, a Secretaria do Meio Ambiente, a Urbes e a Guarda Civil Municipal (GCM) e estão ocorrendo desde dezembro de 2019. Os locais mais apontados na pesquisa foram passados às autoridades de segurança para o planejamento da próxima ação, com o objetivo de realizar um trabalho mais efetivo de fiscalização e de educação ambiental na cidade. Participaram também da reunião representantes da GCM e da Urbes.

O objetivo da blitz é sensibilizar e fiscalizar os motociclistas em relação à poluição sonora, que causa incomodo e danos à saúde, como surdez; dores de cabeça; cansaço; estresse, irritação e insônia. A multa aplicada pela Seção de Controle e Fiscalização Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente é baseada na lei municipal nº 11.367, de 12 de julho de 2016, que dispõe sobre o controle e a fiscalização das atividades que gerem poluição sonora. Entre essas atividades, estão os ruídos provenientes de escapamento veicular. As medições feitas por técnicos da Sema são realizadas por meio de um aparelho chamado sonômetro, que nada mais é do que um medidor de som.

Pesquisa on-line

De acordo com a Sema, de 20 de janeiro até às 16h30 desta quinta-feira (12), foram recebidas 3.139 respostas na pesquisa on-line. Do total, 85,3% informaram que o incômodo é diário e 74,2% nunca fizeram denúncia a respeito. Para participar, o morador deve acessar o formulário no site: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/. Não é necessário se identificar e a pesquisa é simples e rápida.