Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Prefeitura entrega revitalização completa da UBS Jardim Rodrigo

9 de outubro de 2021 18:12

Por: Bruno Rodrigues


Fotos: Thiago Delmonde/ Secom Divulgação

Unidade retoma atendimento à população na quarta-feira (13)

A Prefeitura de Sorocaba oficializou, neste sábado (9), a entrega da revitalização completa realizada na UBS Jardim Rodrigo, que fica na Zona Norte da cidade. A unidade retomará o atendimento aos cerca de 15 mil usuários na quarta-feira (13).

Foram realizados os serviços de manutenção do telhado, calhas, rufos e portas, além de pintura interna e externa, substituição de vidros, instalação de portas metálicas, revisão hidráulica, implantação de cabos elétricos, pintura dos gradis, roçagem e reparo do sistema de captação e medição de gases para drenagem no local. Todas as obras de melhorias foram realizadas por meio de parceria público-privada entre a Prefeitura de Sorocaba e o Grupo Schaeffler, com o apoio do CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) Sorocaba, na intermediação dessa realização.

O prefeito Rodrigo Manga enfatizou sobre a importância do retorno do funcionamento da unidade. “Hoje é um dia muito especial para todos nós. A retomada do atendimento desta UBS do Jardim Rodrigo é a confirmação do direito que cada cidadão sorocabano tem. Estamos entregando o espaço com equipamentos de qualidade e com o prédio em ótimo estado, conforme os moradores desta região merecem”, disse.

Interditada desde janeiro deste ano pela atual gestão, devido aos riscos advindos da emissão de gases que não estavam sendo drenados, nem controlados pela antiga administração municipal, os pacientes estavam sendo atendidos provisoriamente na UBS Lopes de Oliveira. Agora, a situação foi resolvida.

“Com a volta da UBS Jardim Rodrigo, Sorocaba passa a contar com 33 UBSs, pela primeira vez. Muitos duvidavam que isso seria possível, mas, com muito trabalho, essa Administração vem obtendo grandes conquistas, como esta”, declarou o secretário de Saúde, Dr. Vinicius Rodrigues.

Em junho, a Prefeitura contou com a parceria público-privada do Grupo Schaefler, que doou mais de R$ 400 mil para realizar toda a revitalização. Responsável por intermediar a aproximação entre os setores público e privado, o diretor titular do CIESP Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, destacou que a doação da empresa é uma ação pioneira da Schaeffler, como participante do projeto “Indústria Solidária”, lançado pelo CIESP. “Isso só foi possível, porque este é um governo sério, ético e muito correto”, comentou.

Ana Cristina Oliveira, moradora do Jacutinga, um dos bairros próximos à UBS Jardim Rodrigo, comemorou a conclusão da reforma completa da unidade. “Esta é uma notícia muito boa. Sempre achei esta unidade muito organizada e, agora, que foi reformada está melhor ainda. Vai ser ótimo para mim e para os meus três filhos”, declarou.

As UBSs realizam atendimentos, como consultas médicas para pediatria, gestantes e às pessoas com queixas, prescrição de receitas de medicamentos de uso contínuo, distribuição de remédios, vacinação, além de outras demandas na área da Saúde. A UBS Jardim Rodrigo fica localizada na Rua Alpheu Castro dos Santos, 220, no Jardim Rodrigo, e atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

O ato de entrega da revitalização da UBS Rodrigo contou ainda com aferição de pressão, atendimento dos Ônibus Rosa e Azul, do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), cursos da Uniten e agências de emprego. Na ocasião, também ocorreu entrega de cestas básicas para pessoas inscritas no CadÚnico (Cadastro Único).

Também estiveram presentes na ocasião os secretários Darwin José Almeida Rosa, de Serviços Públicos e Obras (Serpo); Samyra Toledo, de Governo (Segov); Clayton Lustosa, da Cidadania (Secid); Luiz Henrique Galvão, de Relações Institucionais e Metropolitanas (Serim); Fernanda Burattini, de Comunicação (Secom), Robson Coivo, de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur) e Cleber Martins Fernandes da Costa, de Recursos Humanos (SERH); além de Evandro Bueno da Silva, ouvidor-geral do Município; André Moron, chefe de Gabinete do prefeito; Rosangela Cunho Ruivo, coordenadora da UBS Jardim Rodrigo; Daniela Ferreira Machado da Silva, coordenadora da UBS Lopes de Oliveira; os vereadores João Donizete, Rodrigo do Treviso, Cícero João e Vitão do Cachorrão e, representando o Grupo Schaeffler, o chefe de Manutenção Antônio Rodrigues.


Saiba mais