Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Prefeitura entrega revitalização de três espaços de lazer e leva uma série de serviços para a população no bairro Ana Paula Eleutério

28 de agosto de 2021 17:20

Por: Mariana Campos, Rose Campos


Como parte do programa “Sorocaba Linda de Verdade”, a Prefeitura de Sorocaba realizou, neste sábado (28), a entrega para os moradores dos bairros Ana Paula Eleutério (Habiteto) e Jardim Renascer de três espaços públicos que foram completamente revitalizados. Além da Praça Francisco Ozanam, que recebeu serviços, como roçagem, manutenção da iluminação e do piso, limpeza de calçada e de bocas de lobo, entre outros, também foram entregues praças com quadra poliesportiva, pista de skate e academia ao ar livre. A renovação desses espaços proporciona ao público lazer e mais oportunidade de convívio, além da prática esportiva. As melhorias eram uma reivindicação antiga dos moradores.

O prefeito Rodrigo Manga participou desse momento especial para quem mora no Habiteto e Jardim Renascer, que poderá usufruir dos novos equipamentos. Ao seu lado, estiveram os secretários Darwin José de Almeida Rosa (Serviços Públicos e Obras); Samyra Toledo (Governo); Fausto Bossolo (Administração); Antonio Prieto Neto (Meio Ambiente e Sustentabilidade); Fernanda Burattini (Comunicação); Marcio Carrara (Educação); Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico); Pedro de Souza (Esportes e Lazer); Clayton Lustosa (Cidadania); Marcelo Regalado (Fazenda) e Luiz Henrique Galvão (Relações Institucionais e Metropolitanas); mais o ouvidor-geral do município, Evandro Bueno da Silva; a superintendente do Procon, Dra. Cristiane Bonito; o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Ronald Pereira da Silva; e os vereadores Vitão do Cachorrão e Rodrigo do Treviso.

O Poder Público pôde contar, para a realização desses serviços de revitalização das praças, com a parceria da empresa BRT Sorocaba.

“Desde que estive no Habiteto, ainda quando vereador, vi a importância de se fazer aqui essas obras de melhoria, de cuidar das pessoas desse bairro. Agora, temos a alegria de voltar aqui, para entregar essas praças completamente revitalizadas, tal como os moradores tanto merecem”, disse o prefeito Rodrigo Manga.

A população pôde contar, ainda, com uma série de serviços gratuitos que foram disponibilizados no local, além do ônibus do programa “Prefeitura de Bairro em Bairro”, com a equipe da Ouvidoria Geral do Município, prestando atendimento aos munícipes.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), por sua vez, levou à comunidade os serviços do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), do Espaço Empreendedor, além de orientação sobre os cursos da Uniten (Universidade do Trabalhador Empreendedor e Negócios). Já, a Secretaria da Fazenda (Sefaz) disponibilizou a Casa do Cidadão Itinerante, para esclarecer dúvidas e receber solicitações dos moradores.

A Secretaria Jurídica (SAJ) também participou do evento, com a equipe do Procon Móvel. Na unidade, a população pôde obter orientações. Ainda, em parceria com a Prefeitura, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) levou o Sebrae Móvel à comunidade, que dispõe de informações sobre cursos voltados ao empreendedorismo.

Quem também contribuiu muito com o evento foram as equipes educativas do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), que levaram ao público a temática do consumo consciente de água e combate ao desperdício. Também foram oferecidas mudas de ervas e hortaliças, além de dicas para o cultivo de hortas.

Ainda neste sábado, o setor de Educação para o Trânsito da Urbes conscientizou e orientou quanto à importância do uso adequado da cadeirinha, a fim de proteger as crianças conforme a faixa etária, ao lado de outras medidas preventivas de mobilidade urbana para evitar acidentes.

A Secretaria da Saúde (SES) ofereceu serviços gratuitos de saúde à população, com atendimentos dos Ônibus Azul e Rosa, aferição de pressão e glicemia e, ainda, o Trailer de Odontologia, da Saúde Bucal. Durante a ação, a equipe da Vigilância em Saúde, da Divisão de Zoonoses da SES, também orientou as pessoas sobre prevenção e combate a arboviroses (dengue, chikungunya, zika e febre amarela).

A Secretaria de Esportes e Lazer (Semes) levou para todos jogos de xadrez e dama, além de oficinas de atletismo e de boxe, que atraíram o interesse, principalmente, das crianças.

Fotos: Thiago Delmonde – Secom/Divulgação


Saiba mais