Prefeitura entrega títulos de propriedade de imóveis a mais de 120 famílias de diferentes bairros nesta quinta-feira (11)

11 de agosto de 2022 21:16

Por: Evelyn Azevedo

A Prefeitura de Sorocaba realizou, na noite desta quinta-feira (11), no Teatro Municipal “Teotônio Vilela” (TMTV), a entrega das escrituras de imóveis a 122 famílias dos bairros Nova Esperança, São Marcos, Itanguá, Colorau, Júlio de Mesquita e Gualberto Moreira, que foram contempladas com a regularização fundiária. Os munícipes, que aguardavam esse momento há quase 30 anos, tiveram garantida a segurança da posse do seu lar, sem custo algum.

A iniciativa ocorreu por meio do programa municipal Casa Digna Sorocaba, coordenado pela Secretaria da Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), que tem como intuito amparar as famílias que mais precisam ao direito da moradia digna. A regularização fundiária é um processo de transformação de moradias irregulares em moradias legalizadas, com registro no Cartório de Registro de Imóveis. Com isso, o Município garante o direito social à moradia, a segurança jurídica do morador e o pleno desenvolvimento das funções sociais da propriedade urbana.

“Muito feliz de participar da entrega da documentação da casa de sorocabanos que estão, há tantos anos, aguardando por este momento. Agora, todos os contemplados poderão garantir, para sua família, a posse efetiva de seus lares, passando dos filhos para os netos e de geração para geração”, declarou o prefeito Rodrigo Manga.

O secretário da Sehab, Tiago da Guia, comemorou mais essa conquista do Poder Público em prol da população, ressaltando a importância das ações realizadas pela Secretaria. “Nós valorizamos a necessidade do direito à moradia e, hoje, são mais 122 famílias contempladas com a garantia da sua propriedade e dignidade. Nossa meta, para 2022, era de mil regularizações fundiárias entregues e, no mês passado, já superamos essa meta do ano inteiro, com mais de 1,2 mil imóveis regularizados”, disse.

A dona de casa Edilma do Rosário de Almeida Alves foi uma das munícipes contempladas com a regularização fundiária. Ela mora, há quase 30 anos, no bairro Júlio de Mesquita e compartilhou a emoção que a assinatura pôde proporcionar, após tantos anos de espera. “Nós não deixamos passar a oportunidade de ter toda a documentação organizada. Depois de tanto tempo esperando, hoje, podemos ficar aliviados com a conquista”, contou a moradora.

Já, a jornalista Rose Campos, que reside no mesmo bairro, há 13 anos, dedicou o recebimento do documento à trajetória da sua família. “É uma emoção indescritível poder vivenciar a entrega de uma conquista da minha família, que, após tantos desafios, teve garantida a documentação efetiva da nossa casa na nossa cidade querida”, comemorou.

Além do prefeito Rodrigo Manga e do secretário da Habitação e Regularização Fundiária, Tiago da Guia, a cerimônia contou também com a participação do ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno, do presidente da Câmara Municipal, vereador Cláudio Sorocaba, e do vereador Rodrigo do Treviso.