Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Prefeitura inaugura segundo Ecoponto da cidade no Cajuru

18 de setembro de 2021 16:31

Por: Rose Campos


A Prefeitura de Sorocaba inaugurou, na manhã deste sábado (18), o segundo Ecoponto da cidade, no bairro Cajuru. Localizado em uma área pública de 2,5 mil metros quadrados, na Rua Mário Monteiro de Carvalho, o novo Ecoponto conta com 5 caçambas de 5 m² e uma de 25 m². O espaço é cercado, organizado e conta com videomonitoramento e vigilância, atendendo aos moradores da região para o descarte correto de vários tipos de resíduos. O modelo é semelhante ao que foi implantado, em fevereiro deste ano, na Vila Helena. A iniciativa faz parte do programa “Sorocaba Linda de Verdade”, sob responsabilidade da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), em parceria com outras secretarias municipais e autarquias.

A cerimônia de inauguração do novo Ecoponto Cajuru contou a presença do prefeito Rodrigo Manga, dos secretários Darwin José de Almeida Rosa (Serpo), Samyra Toledo (Governo), Fausto Bossolo (Administração), Luiz Henrique Galvão (Relações Institucionais e Metropolitanas), Fernanda Burattini (Comunicação), Luciana Mendes (Jurídico), Clayton Lustosa (Cidadania), Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico), do ouvidor-geral do município, Evandro Bueno, e do líder do governo na Câmara Municipal, João Donizeti, além dos líderes de bairro e representantes dos moradores locais Amarildo Boca, Quinzinho e José Fernandes.
Para realizar a obra, no modelo de parceria público-privada, a Prefeitura pôde contar com a parceria do Consórcio Sorocaba Ambiental (CSA).


“Sabemos que esta era uma obra bastante aguardada pelos moradores do bairro, pois o descarte irregular de lixo sempre causa muitos transtornos para a população. Além dessa obra, estamos também cuidando de outros setores, como a saúde, com a reforma da UBS local, reforma do CEI que atende à região, a instalação da iluminação de LED na Av. Paraná, entre muitas outras melhorias”, afirmou o prefeito Rodrigo Manga.

“Aqui, era um ponto viciado de descarte de lixo e entulho, com a retirada de 20 a 30 caminhões de resíduos, mensalmente. Agora, com essa obra, queremos evitar esse tipo de ação e ajudar a deixar Sorocaba realmente uma cidade linda de verdade!”, disse o secretário Darwin José de Almeida Rosa, da Serpo.


Além da limpeza realizada na área, foram feitos paisagismo, instalados postes de iluminação, alambrado, portão, a regularização do piso de acesso, sinalização, além de ponto de água e esgoto.


Com a nova estrutura oferecida para a população, cada munícipe poderá depositar gratuitamente até um metro cúbico de entulho de obras, madeiras de construção civil, móveis velhos, recicláveis, resíduos eletrônicos e eletrodomésticos, de forma organizada e devidamente separada. A Secretaria de Serviços Públicos e Obras destinará todo o material recebido no Ecoponto ao Aterro de Resíduos Inertes e caberá a uma cooperativa fazer a triagem dos resíduos recebidos para dar o destino correto a tudo.
No evento de inauguração, o público também recebeu cestas básicas entregues pela Secretaria da Cidadania (Secid) e dispôs de serviços, como: corte de cabelo gratuito, oferecido pela Afro Arts; Ônibus Rosa, da saúde da Mulher, e Ônibus Azul, da saúde do Homem; a oferta de empregos e de estágios; além da inscrição para cursos da Uniten, levados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), em parceria com agências de emprego.

Fotos: Thiago Delmonde – Secom/Divulgação


Saiba mais