Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Prefeitura inicia construção de Área de Transferência para ônibus no Cajuru

14 de maio de 2021 14:42

Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)


A Prefeitura de Sorocaba iniciou as obras de construção de mais uma Área de Transferência para ônibus, desta vez no bairro Cajuru. O anúncio foi feito pelo prefeito Rodrigo Manga na manhã desta sexta-feira (14), na Avenida Paraná com a Rua Anderson Barros, local onde será instalado esse Miniterminal. A previsão é que a obra fique pronta em até 60 dias e vai agilizar o tempo de percurso dos ônibus.

Está prevista a construção de baia para ônibus e a instalação de abrigos novos, com iluminação em Led e tomadas USB para carregamento de eletrônicos. A obra não terá custo ao erário municipal, pois será feita em parceria com a Construtora Planeta, por meio de ação mitigatória, como contrapartida pelos empreendimentos realizados pela empresa na cidade.

“A parceria do Poder Público com a iniciativa privada é um diferencial, que viabiliza melhorias para a cidade e de forma ágil. Outras melhorias estão por vir, tanto aqui para o Éden, Cajuru, bem como para outros bairros de Sorocaba”, destacou o prefeito, pouco antes da assinatura do documento que oficializa a parceria com a construtora e o início das obras.

A Planeta esteve representada no ato pelo seu diretor-executivo Sandro Souza, que elogiou o dinamismo da Administração Municipal nas ações realizadas. “A agilidade no atendimento das demandas e o apoio ao empresariado é importante, pois ajuda ainda a gerar empregos e a aquecer a economia. Estamos juntos nesta iniciativa e dispostos a apoiar outras melhorias para a acidade”, completou.

“Com o novo Miniterminal, o sistema de transporte na região do Cajuru será alterado para o chamado tronco alimentado, ou seja, por meio de uma linha principal circulando do bairro até a região central de Sorocaba, com veículos grandes, sendo alimentada por veículos menores, que circularão pelos bairros na região do Cajuru”, explicou o secretário de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico (Semob), Carlos Eduardo Paschoini, também presente na ocasião.

Dessa forma, a linha 31 – Cajuru/Corredores será a principal, operando com veículos maiores. Já, as linhas 31/1 – Newton Torres, 72 – Bairro dos Carvalhos e 75 – Campininha farão seus itinerários a partir desse novo Miniterminal.

Aparecidinha

O sistema adotado no Cajuru será o mesmo da Área de Transferência que está sendo construída em Aparecidinha, que atenderá todos os ônibus do bairro, com a linha 48 – Aparecidinha/Via Castelinho, fazendo a ligação com a cidade. Neste caso, o empreendimento também está sendo executado em parceria com a iniciativa privada, com a Construtora Magnum. “Os trabalhos avançam em Aparecidinha e a previsão é que estejam terminados em até 30 dias”, calcula o secretário de Serviços Públicos e Obras (Serpo), Darwin José Almeida Rosa.

O ato no Cajuru contou igualmente com as presenças do secretario de Relações Institucionais e Metropolitanas (Serim), Luiz Henrique Galvão, além do Ouvidor-Geral do Município, Evandro Bueno, do agente de inspeção do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), José Carlos Camargo, e do vereador João Donizeti.

 


Saiba mais