Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Prefeitura inicia desassoreamento do lago do Parque da Água Vermelha nesta segunda-feira (9)

5 de maio de 2022 14:15

Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)


 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), juntamente com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), dará início, nesta segunda-feira (9), aos trabalhos de limpeza e desassoreamento de um dos lagos do Parque Natural da Água Vermelha “João Câncio Pereira”, no Jardim Europa.

Enquanto os trabalhos estiverem sendo executados, o parque estará temporariamente fechado para visitação pública. A previsão é que toda intervenção seja finalizada em até 45 dias.

“A Sema está coordenando a ação, desde o licenciamento ambiental até a definição do local de destinação do material a ser retirado. Caberá ao Saae/Sorocaba a execução do serviço. Os trabalhos continuarão regularmente, até que todo resíduo seja removido”, afirma o secretário da Sema, Thiago Santoro.

O desassoreamento será feito por meio da utilização de escavadeira hidráulica e envolverá a retirada de cerca de 1.500 m³ de sedimento, que ficaram depositados no fundo do lago. O material será transportado por caminhões e depositado em aterro apropriado. Também ocorrerá a remoção de mato das margens.

“A ação será realizada de forma conjunta entre a Sema e o Saae, para que ocorra o mais rapidamente possível, a fim de que o parque volte a receber o público com toda sua beleza natural”, afirma o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow.

Inaugurado em 1990, o Parque da Água Vermelha possui dois lagos, além de 20 mil metros quadrados de área verde ocupada por plantas, árvores frutíferas e animais que habitam o local. No espaço, o público pode usufruir de instalações e equipamentos de lazer, como biblioteca, playground, jardim sensorial, quiosques, mesas para piquenique, lagos, ponte, pista de caminhada ao redor dos lagos, instalações sanitárias e bebedouros, bem como utilizar essa estrutura para realizar atividades educativas e culturais.

 

 


Saiba mais