Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Prefeitura inicia nesta quarta-feira (18) o “HumanizAção Inverno” e amplia o serviço de acolhimento a pessoas em situação de rua para 24h

18 de maio de 2022 23:07

Por: Rose Campos


A vacinação, contra gripe e Covid-19, foi uma das ações realizadas no início do “HumanizAção de Inverno” 2022

 

O programa “HumanizAção Inverno” teve início nesta quarta-feira (18), com o objetivo de intensificar, ainda mais, as ações de abordagem social e acolhimento a pessoas em situação de rua, por todas as regiões da cidade. Com os dias mais frios causados pela mudança de estação, o Serviço de Obras Sociais (SOS), instituição parceira da Prefeitura nesse importante trabalho social, passa a acolher aqueles que necessitam durante 24 horas por dia, oferecendo café da manhã, almoço, café da tarde e jantar. Além disso, animais de estimação que estejam na companhia das pessoas acolhidas ou abandonados pelas ruas também receberão abrigo, com ações por parte da Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema).

Além desses agentes, o programa “HumanizAção” é realizado também, de forma integrada, por equipes da Secretaria do Gabinete Central (SGC), da Secretaria da Cidadania (Secid), contando ainda com sua Coordenadoria de Álcool e Outras Drogas, Secretaria da Saúde (SES), além do apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), que integra a Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e da Urbes – Trânsito e Transportes.

Na ação desta quarta-feira, dia mais frio do ano até agora, quando os termômetros chegaram a registrar mínima de 5°C, também o prefeito Rodrigo Manga esteve presente, atuando diretamente nas ações de abordagem social. Acompanhando a operação estiveram também os secretários Clayton Lustosa (Secid); Vitor Gusmão (Sesu); João Alberto Corrêa Maia (SGC), Cláudio Pompeo (SES) e Thiago Santoro (Sema), além do vereador Fábio Simoa.

“O trabalho da Prefeitura tem sido incansável, no sentido de oferecer a essas pessoas apoio e proteção, com o objetivo não apenas de que elas se abriguem do frio e tenham um prato de comida, mas também para que possam efetivamente ter a oportunidade de mudar de vida e se reintegrar à comunidade”, ressaltou o prefeito Rodrigo Manga.

“Com esse olhar humanizado que temos dirigido às pessoas que mais necessitam, estamos muito atentos às suas demandas. Tanto que resolvemos adiantar o início das operações de inverno, em razão da brusca queda de temperatura que observamos nesta semana”, acrescenta o secretário da Secid, Clayton Lustosa.

Ao longo da ação realizada nesta noite, também foram aplicadas vacinas, após avaliação dos profissionais da Saúde que integravam a equipe. Foram aplicadas vacinas contra a Covid-19 e também contra a gripe (Influenza), nos casos em que se identificou a necessidade dessas imunizações e em que houve consentimento.

Todos podem ajudar
Ao lado das ações do Poder Público, também a população pode ajudar a aquecer essas pessoas, com o calor da solidariedade. Agora, nesta época mais fria do ano, são muito bem-vindos os cobertores e roupas (sobretudo masculinas, uma vez que a maioria dessa população é formada por homens) novos ou usados em bom estado. Munícipes, empresas e instituições que se interessarem também podem contribuir com alimentos não perecíveis ou marmitex. E, neste momento, também podem ser muito úteis as rações, roupinhas e até casinhas para pets, que vão ajudar a abrigar e aquecer os animaizinhos acolhidos.

As doações de roupinhas pet podem ser entregues, das 8h às 17h, na Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal, da Sema, localizada na Rua Rosa Maria de Oliveira, 345, ao lado do Instituto Humberto de Campos, no Jardim Zulmira.

A população ainda pode colaborar com o programa “HuminizAção Inverno”, informando os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua necessitando de cuidados e acolhimento, assim como doando roupas, cobertores e alimentos, pelos telefones: (15) 3229-0777, do SOS; (15) 3212-6900, da Secretaria da Cidadania (Secid) e 153, da Guarda Civil Municipal (GCM).

Outra novidade do serviço realizado pelo programa social de acolhimento é o novo canal de comunicação com os munícipes, o número de WhatsApp, que pode ser acessado 24h por dia: (15) 99666-2636, sempre que o cidadão identificar uma pessoa em situação de rua necessitando de abrigo.

 

Fotos: Renata Giron/Secom

 


Saiba mais