Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Prefeitura inicia obras de pavimentação e drenagem no bairro Jacutinga

28 de setembro de 2022 17:34

Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)


 

A Prefeitura de Sorocaba deu início às obras de pavimentação e drenagem na Rua Jacutinga, localizada no bairro Jacutinga, Zona Oeste da cidade. Os serviços serão realizados por meio de parceria entre a Administração Municipal e a iniciativa privada. O investimento é de aproximadamente R$ 3 milhões e a previsão é que os trabalhos sejam concluídos em 2023.

As intervenções, via medida mitigadora, estão a cargo da MRV Engenharia e do Grupo Pão de Açúcar, executadas pela empresa Terjac, contratada para essa finalidade. A primeira empresa está responsável por doar os materiais e fazer a pavimentação da via, enquanto a segunda, pela construção de toda a rede de drenagem. O acompanhamento e a fiscalização dos trabalhos estão a cargo do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba.

“Hoje, debaixo de chuva, as crianças estão aqui com os chinelinhos todos sujos de lama. Particularmente, conheço a realidade dos moradores do Jardim Jacutinga e o anúncio desta obra é a o início da realização de um sonho para todos. A pavimentação da principal rua do bairro significa melhor qualidade de vida e resgate da dignidade”, afirmou o prefeito Rodrigo Manga, durante o ato de assinatura de início das obras, nesta quarta-feira (28).

O evento contou, inclusive, com a presença dos secretários municipais Darwin de Almeida Rosa (Serviços Públicos e Obras – Serpo), Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade – Semob), Cilene Chabuh Bordezan (Urbanismo e Licenciamento – Seurb)  e Fernanda Burattini (Comunicação – Secom), mais o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow; o ouvidor-geral do Município, Diego Moraes (interino); e o vereador Rodrigo do Treviso. O Grupo Pão de Açúcar esteve representado pela arquiteta Evilaine Rosa Ramalho e pelo consultor Joaquim Rosa, enquanto a MRV Engenharia, pela gestora de desenvolvimento imobiliário, Luciana Basile, por Marceile Torga, que atua na mesma área, e pelo engenheiro Marcelo Fernandes.

De acordo com o Saae/Sorocaba, a previsão é que a rede de drenagem esteja pronta em 60 dias. Todo o projeto foi desenvolvido por técnicos da autarquia. “Serão implantados 1.247 metros de tubulações, com diâmetros que variam de 400 a 600 milímetros, as quais já começaram a chegar. Além de 21 poços de visita e 28 bocas de lobo. Na sequência, começará a pavimentação da via”, disse o diretor-geral do Saae/Sorocaba.

A pavimentação, lembrou o secretário da Serpo, faz parte das ações do programa “Sorocaba Linda de Verdade”, por meio do qual já foram investidos mais de R$ 30 milhões em melhorias de áreas públicas, como praças, parques e vias. Trata-se de uma ação conjunta entre as secretarias municipais, com o apoio da iniciativa privada. “Isso tem dinamizado o processo de aprovação e execução das obras”, complementou.

 

Mais investimentos          

Outra novidade anunciada pelo prefeito e pela secretária da Seurb foi o avanço no processo de regularização fundiária de imóveis no Jardim Jacutinga. “Houve definição quanto à questão ambiental, que já está liberada, o que vai permitir, em um próximo momento, também a pavimentação de outras ruas do bairro. Dessa forma, aos poucos, o bairro ganha em infraestrutura para a população”, finalizou o prefeito Rodrigo Manga.

A aposentada Telma Dias Fernandes da Silva, 49 anos, é moradora no Jardim Jacutinga desde 2017 e comemorou o início das obras de pavimentação. “A rua, agora, vai ficar um espetáculo, depois de asfaltada, sem contar que, agora, também temos água encanada”, disse.

Além da rede de abastecimento de água em pleno funcionamento, o Saae/Sorocaba também prossegue com a implantação da rede de esgoto no bairro Jacutinga. Em torno de 300 famílias serão beneficiadas, a partir da instalação de 8.259,69 metros lineares de redes coletoras. Até o momento, 4.660 metros (57% do total previsto) já estão concluídos.

 


Saiba mais