Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Prefeitura inicia “Quarta com o Prefeito” com mais de 500 atendimentos a munícipes

6 de outubro de 2021 20:42

Por: Rose Campos


Teve início na manhã desta quarta-feira (6), às 9h, o primeiro atendimento do programa “Quarta com o Prefeito”, no Teatro Municipal “Teotônio Vilela” (TMTV). As inscrições para participar foram feitas on-line, pelo site da Prefeitura: www.sorocaba.sp.gov.br/quartacomprefeito.


O prefeito Rodrigo Manga, todos os secretários e dirigentes das autarquias municipais realizaram um total de mais de 500 atendimentos a munícipes até as 16h. Todos os protocolos sanitários preventivos à Covid-19 foram cumpridos no local, com uso de máscara protetora e álcool em gel.


Coordenada pela Secretaria de Governo (Segov), a iniciativa permite que os cidadãos possam conversar diretamente com o prefeito Rodrigo Manga e com os secretários municipais, levando suas demandas e sugestões, com o intuito de aproximar, cada vez mais, o cidadão da gestão municipal, garantir o acesso aos serviços públicos e providenciar soluções para as necessidades dos munícipes e suas comunidades.


O atendimento ocorrerá sempre na primeira quarta-feira do mês. A Ouvidoria Geral do Município também está na coordenação dessa ação e cadastra todos os atendimentos no sistema da Prefeitura.


“Pela primeira vez, o sorocabano está sendo atendido dessa forma, tendo a possibilidade de falar diretamente sobre suas necessidades. Vamos ouvir cada um com toda atenção e buscar os devidos encaminhamentos e soluções”, disse o prefeito Rodrigo Manga.


O Sr. Abel de Oliveira chegou 15 minutos antes de iniciar os atendimentos e pôde pegar a senha de número 1. Ele saiu satisfeito do evento, já com uma entrevista de emprego agendada no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT). “Estou, há muito tempo, buscando uma colocação. Quem tem filho pequeno tem que correr atrás”, ressaltou.


Ele não foi o único a sair do Teatro Municipal com a esperança renovada sobre uma oportunidade de trabalho. Das 38 pessoas que chegaram à mesa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur) para serem atendidas, levando consigo um currículo, 32 já conseguiram o agendamento para uma entrevista de emprego.


Dona Renilde Ferreira Lima, por sua vez, chegou preocupada com a situação do seu imóvel, um apartamento popular no Altos do Ipanema, que está, há meses, com o condomínio atrasado. “Não deixei de pagar porque não quis, mas porque fiquei doente e perdi minha fonte de renda. Quero conseguir um acordo para não perder o meu imóvel”, contou. Ela foi uma das pessoas encaminhadas para o atendimento do Concilia Sorocaba, setor que reúne uma equipe jurídica do município que atua ao lado de especialistas em mediação da OAB Sorocaba, na busca de soluções efetivas para situações como essa, evitando a judicialização e conferindo agilidade aos casos.


“Eu nunca vi um prefeito tratar assim a população. Trouxe meu currículo, na área de Enfermagem, e estou com muita esperança. Eu sigo as redes sociais da Prefeitura e foi onde eu li sobre a ‘Quarta com o Prefeito’. Mas não é só isso. Em pouco tempo, esta Administração está mudando a cara da cidade. Muita coisa já melhorou”, argumentou Cristina Felipe.


As áreas mais procuradas pela população nesta primeira edição do programa foram, nesta mesma ordem: Saúde, Trabalho, Serviços Públicos, Educação e o Concilia Sorocaba, ligado à Secretaria de Governo.


Somente o Concilia Sorocaba realizou aproximadamente 100 atendimentos, sendo a maioria deles relativa a demandas da Saúde e da Educação, muitas vezes em instâncias e esferas que não competem ao município, mas para as quais o programa atua no sentido de buscar soluções ágeis de mediação. Uma surpresa foi a participação do aluno da rede municipal Igor Matheus, de 13 anos, que fez questão de levar até o secretário da Educação, Marcio Carrara, uma petição com sugestões para a melhoria do ensino. “É uma grande alegria encontrar um adolescente com essa motivação e interesse pela coletividade”, comentou o secretário.


No âmbito dos serviços públicos, as principais solicitações diziam respeito à iluminação pública e à pavimentação, além de pedidos para revitalização de praças, um trabalho que a Prefeitura já vem executando, por meio do programa “Sorocaba Linda de Verdade”.


Ônibus da Saúde e Procon Móvel


Além de poder levar suas reivindicações diretamente ao prefeito e às secretarias municipais, o público que compareceu ao “Quarta com o Prefeito” também teve acesso aos atendimentos do Procon Móvel e de saúde da mulher e do homem, com os Ônibus Rosa e Azul.


A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Sirlange Frate Maganhato, deu o exemplo e buscou atendimento no Ônibus Rosa, onde realizou o exame preventivo de detecção do câncer de mama e recebeu as orientações pertinentes à saúde feminina. “Convido todas as mulheres a também colocarem em dia seus exames preventivos e adotarem os hábitos saudáveis de vida, que contribuem para combater esse mal”, disse.

O programa “Quarta com o Prefeito” seguirá sempre na primeira quarta-feira de cada mês, no Teatro Municipal, mediante agendamento prévio via link a ser divulgado em todos os canais oficiais de comunicação da Prefeitura de Sorocaba. O Teatro Municipal “Teotônio Vilela” está localizado na Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3.041, no Alto da Boa Vista, ao lado do Paço Municipal.

Fotos: Michelle Alves – Secom/Divulgação


Saiba mais