Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Prefeitura inicia revitalização da Praça “Joaquim Ferreira Lima” no Jardim Novo Horizonte

1 de julho de 2022 17:38

Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)


 

A Prefeitura de Sorocaba deu início, nesta sexta-feira (1), à revitalização da Praça “Joaquim Ferreira Lima”, localizada no Jardim Novo Horizonte, Zona Norte da cidade. As intervenções serão executadas em parceria com a iniciativa privada, pelas empresas Metrópole Imóveis e Participações Ltda. e Limas Brasil Participações Ltda., por meio de medida mitigadora. A Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) gerenciará os trabalhos, previstos para serem concluídos em até 60 dias.

A ordem de serviço, que autoriza a execução das obras, foi assinada pelo prefeito Rodrigo Manga durante ato no local, que contou com a participação dos secretários municipais Darwin de Almeida Rosa (Serpo), Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade – Semob), Fernanda Burattini (Comunicação – Secom) e João Alberto Corrêa Maia (Gabinete Central), mais o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno, o vereador Dylan Dantas e o engenheiro Donizete Martins, representantes das duas empresas parceiras.

“Estou muito feliz com essa obra. Esperamos por isso há anos. Agora, o prefeito prometeu e está cumprindo”, disse Sérgio Ferreira Lima, junto do filho Gabriel. Além de moradores do bairro, eles são, respectivamente, filho e neto de Joaquim Ferreira Lima, que dá nome à praça que fica na Rua João Monteiro Cepelos, esquina com a Rua Laércio Rocha.

A área vai ganhar sistema de iluminação pública com lâmpadas de LED, playground, bancos, calçamento e melhorias no campo de futebol, como instalação de alambrado e traves. Em um segundo momento, ainda neste semestre, o logradouro contará com academia ao ar livre, por meio de emenda parlamentar do deputado Douglas Garcia, por intermédio do vereador Dylan Dantas.

Os trabalhos de limpeza da área e podas de árvore já começaram. “Essa e outras obras que integram o programa ‘Sorocaba Linda de Verdade’ estão sendo possíveis, graças ao planejamento feito e ao apoio das parcerias com a iniciativa privada, o que dá agilidades às intervenções, recuperando espaços públicos degradados há muitos anos”, comentou o prefeito Rodrigo Manga.

Segundo a Serpo, desde o início de 2021, a atual gestão municipal já revitalizou 25 praças e 14 estão com obras em andamento. Além dessas, outras 27 reformas estão previstas parar ter início neste segundo semestre deste ano, beneficiando diversas localidades. Todas as obras recebem, ainda, intervenções de melhorias na sinalização de trânsito em ruas nos arredores. “Por exemplo, aqui, no Jardim Novo Horizonte, haverá instalação de lombada na rua da praça, a pedido dos moradores, para coibir abusos de velocidade”, adiantou o secretário da Semob.

Moradora do bairro há dez anos, Dayana Raquel Gonçalves Rodrigues Nogueira, 31 anos, comentou que as crianças precisam mesmo de um lugar para brincar. “A praça estava largada e toda escura, precisando mesmo de uma grande mudança. Que bom que haverá um parque completo”, disse, acompanhada das filhas, Sofia, de 6 anos de idade, e Bianca, de 12.


Saiba mais