Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Prefeitura oficializa parceria para prestar atendimento em Saúde Mental para adolescentes da Fundação Casa

18 de outubro de 2021 20:32

Por: Marcelo de Almeida Jr


A Prefeitura de Sorocaba, por meio das secretarias de Governo (Segov) e da Saúde (SES), oficializou, na tarde desta segunda-feira (18), uma parceria para realizar atendimento psiquiátrico para adolescentes da Fundação Casa Sorocaba. Os pacientes são assistidos de forma on-line, evitando deslocamento, exposição e constrangimento no tratamento. Os atendimentos já começaram a ser realizados desde o dia 27 de setembro.

Além do prefeito Rodrigo Manga, participaram da reunião de oficialização, no sexto andar do Paço Municipal, os secretários municipais Samyra Toledo (Governo), Vinicius Rodrigues (Saúde) e Clayton Lustosa (Cidadania); a coordenadora de Saúde Mental da SES, Eline Araújo Vitor; a coordenadora do CAPS AD III “Roda Viva”, Sandra Mescoki e, representando a Fundação Casa, Oswaldo Caetano Júnior, diretor-regional; Rosana Camargo Campelo Ferraz Alves, diretora da Casa 1; William Robledo, diretor da Casa 2; Roberto Lewin Rodrigues da Silva, diretor da Casa 3 e Éder Carlos Trindade, diretor da Casa 4.

Atendendo ao pedido da Fundação, foi acordado que o CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) III “Roda Viva” realizará consultas psiquiátricas e multiprofissionais on-line aos adolescentes assistidos, discutindo e compartilhando os casos com os técnicos da Fundação. Dessa forma, não será necessário o transporte dos jovens para se consultarem fora da unidade de internação, proporcionando mais conforto e evitando a exposição deles durante o tratamento.

A Prefeitura fica responsável pelo cuidado e zelo em saúde, enquanto a Fundação Casa cuidará dos quesitos de educação e qualificação profissional desses adolescentes. E o CAPS AD III também poderá auxiliar, nos casos necessários, os familiares desses jovens, na própria unidade do Centro de Atenção, para estimular um bom retorno ao vínculo familiar, combatendo, assim, que eles possam retornar à criminalidade, após a reintegração social.

“Fechamos uma parceria extremamente importante para o atendimento dos adolescentes da Fundação Casa. É uma oportunidade para que esses jovens possam mudar de vida. Também teremos outros projetos para capacitar profissionalmente esses adolescentes, para que tenham oportunidades no mercado de trabalho”, destaca o prefeito Rodrigo Manga.

Fotos: Adriana Massa – Secom

 

 

 


Saiba mais