Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Prefeitura realiza a entrega de óculos “Orcam MyEye” para alunos da Rede Municipal de Ensino

16 de dezembro de 2021 23:54

Por: Secom


A Prefeitura de Sorocaba realizou, na tarde desta quinta-feira (16), a entrega de óculos com tecnologia assistiva “Orcam MyEye” para alunos com cegueira ou baixa visão da Rede Municipal de Ensino. A entrega foi feita no Centro de Referência em Educação (CRE), no Jd. Saira, e contou com a presença do prefeito Rodrigo Manga.

Também participaram da cerimônia o secretário da Educação Marcio Carrara; o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; a chefe de Divisão de Educação Especial do Município, Ângela dos Santos Costa; e o diretor da empresa que representa o fabricante da tecnologia no Brasil, Doron Sadka.

Os óculos são produzidos com tecnologia israelense de última geração e 50 unidades foram adquiridas com recursos da Educação.

“Temos visto que a Educação tem demonstrado um grande empenho em inovar e trazer o que há de melhor para os nossos estudantes. São inúmeros os projetos e, agora, este que possibilita a inclusão de tantas crianças”, descreveu o prefeito Rodrigo Manga.

As primeiras alunas a receberem foram Natália Carvalho, Júlia Sanches Alcade e Maria Lúcia Sanches Alcade, todas estudantes da E.M. “Leonor Pinto Thomaz”.

O recurso tecnológico inovador permite transformar textos escritos em descrição de áudio, reconhecer cores, o valor de cédulas de dinheiro e também realizar o reconhecimento facial.  Uma rápida demonstração foi feita com as três alunas, que se emocionaram muito, bem como o público presente. Júlia não conteve as lágrimas quando, com ajuda do equipamento, pôde reconhecer a face do prefeito Rodrigo Manga.

“Estamos dando mais um passo para o fortalecimento da nossa Rede Municipal de Ensino e entregando um equipamento que tem uma tecnologia única no mundo todo. Realizar essa entrega para as nossas crianças, hoje, é uma conquista. É uma oportunidade maior de interação e de inclusão”, disse o secretário Marcio Carrara.

“Este é um momento único na história, pois há pouco tempo pudemos conhecer a avançada tecnologia desses óculos e, agora, temos a oportunidade de oferecer esses produtos aos nossos alunos. É uma tecnologia única no mundo”, completou o secretário.

“Hoje, o ‘Orcam MyEye’ recebeu, pela terceira vez, em Los Angeles, nos EUA, um prêmio considerado o ‘Oscar’ da tecnologia e é tido como o produto com a melhor tecnologia do mundo”, comentou Doron Sadka.

O prefeito Rodrigo Manga igualmente elogiou a iniciativa da Secretaria da Educação, no seu esforço em disponibilizar esse pioneiro recurso para alunos da Rede.

Também receberam o equipamento os alunos: Camile Vitória Claudiano da Costa, da E.M. “Prof. Irineu Leister”; Lucas Rodrigues Penedo, da E.M. “Maria de Lurdes A. de Moraes”; Paola Ventura, da E.M. “Prof. Júlio Bierrenbach”; Paulo Henrique Venuto Gonçalves, da E.M. “Ari Seabra”; Ana Clara, da E.M. “Leonor Pinto Thomaz”; e Sofia Gabriele Inácio, da E. M. “Renice Serafim”.

Cleusa, a mãe de Camile Vitória, contou que a estudante, de oito anos, convive com catarata congênita. “Ela recebeu aulas especiais, para aprender a lidar melhor com a situação. Mas, agora, terá muito mais autonomia no dia a dia e, principalmente, na escola”, comemorou Cleusa.

Fotos: Michelle Alves – Secom


Saiba mais