Prefeitura realiza treinamento para brigada Aedes aegypti e reúne mais de 400 pessoas

28 de fevereiro de 2024 17:33

Por: Luís Gustavo Adabro


Fotos: Divulgação

A Prefeitura de Sorocaba, por meio do Comitê Gestor Intersetorial de Prevenção e Controle de Arboviroses do município, organizaram, nesta segunda (26) e terça-feira (27), o treinamento para a brigada Aedes aegypti. O evento, realizado no Teatro Municipal Teotônio Villela (TMTV), reuniu, em dois dias, 450 pessoas, incluindo Agentes Comunitários da Saúde (ACS) e membros da Secretaria de Educação Estadual.

O Comitê Gestor é formado servidores públicos municipais de diferentes secretarias municipais, sendo que a brigada existe desde o Decreto nº 23.962/2018, que demanda a vistoria dos próprios públicos, mapeamento de possíveis criadouros, tratamento e eliminação desses focos de dengue.

Nesse treinamento, ministrado pelas equipes de Vigilância Epidemiológica e Zoonoses, setor ligado à Secretaria de Saúde (SES), o principal objetivo foi conscientizar os participantes da brigada acerca do cenário epidemiológico da cidade, assim como identificar, tratar e/ou eliminar criadouros. Eles serão multiplicadores das informações de prevenção de possíveis focos do mosquito da dengue, junto à população.

Na segunda-feira (26), participaram os representantes da Brigada Aedes aegypti, além de convidados e representantes dos conveniados com a Secretaria de Saúde. Na terça-feira (27), marcaram presença os servidores da Secretaria da Educação (Sedu), que integram a brigada, convidados da Diretoria de Ensino Estadual e Agentes Comunitários de Saúde do município.

Para a população, a SES destaca que denúncias de criadouros do Aedes aegypti podem ser feitas pelo canal 156 ou pelo site da Prefeitura: http://central156.sorocaba.sp.gov.br/atendimento/#/Home/Solicitacao ou, ainda, em uma das Casas do Cidadão. Também é possível registrar a ocorrência pelo WhatsApp da Ouvidoria Geral do Município: (15) 99129-2426, das 8h às 17h. Na sequência, uma equipe técnica vai ao local e faz a inspeção da área para tomar as devidas providências.


Saiba mais