Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Prefeitura recebe a visita do secretário Nacional de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações

7 de junho de 2021 16:23

Por: Rose Campos


Diretor José Gustavo S. Gontijo,  presidente do PTS, Nelson Cancellara, secretário nacional Paulo Alvim, dep. federal Vitor Lippi e prefeito Rodrigo Manga (da esq. para dir.)

A Prefeitura de Sorocaba recebeu, na manhã desta segunda-feira (7), a visita do secretário nacional de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Paulo Alvim. Ele veio de Brasília (DF), acompanhado do diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital, José Gustavo Sampaio Gontijo, e foi recebido, no Paço Municipal, pelo prefeito Rodrigo Manga e pelo presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), Nelson Cancellara. Também participou da reunião o deputado federal Vitor Lippi.

O secretário nacional veio a Sorocaba para tratar de assuntos relacionados à inauguração do Centro de Excelência em Tecnologia (CET) 4.0, marcada para acontecer no próximo dia 25 de junho, no PTS, que contará também com a presença do ministro do MCTI, engenheiro e astronauta Marcos Pontes. Foram abordadas, ainda, questões relacionadas ao desenvolvimento tecnológico do município.


“Fizemos uma aliança, envolvendo os setores empresarial e público, em função da relevância do parque industrial aqui instalado. Cerca de três mil empresas não é algo comum. Então, Sorocaba tem uma relevância e, além disso, um compromisso com o ecossistema de inovação. Há algumas características aqui, da região, que a tornam diferenciada, como as universidades e unidades de pesquisa, a forte presença empresarial e das entidades de apoio ao setor empresarial. E essa governança está permitindo construir, de forma inicial, esse Centro de Excelência em manufatura avançada. Isso será essencial para acelerar o processo de transformação, de forma digital, seja do setor da indústria, como do setor de serviços”, afirmou o secretário Paulo Alvim.


“Estamos muito felizes por Sorocaba ter sido escolhida para receber uma iniciativa tão importante como essa, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico que dará suporte ao setor produtivo e, com isso, podendo auxiliar na criação de mais empregos”, pontuou o prefeito Rodrigo Manga.


“O Parque Tecnológico é o local que vai reunir todo esse conhecimento e permitir que o setor produtivo avance de forma integrada, tornando-se uma referência para nossa região e para todo o país”,
destacou Nelson Cancellara, presidente do PTS. “Outro diferencial da cidade, que é muito importante para esse projeto, é a concentração de mão de obra qualificada, devido às várias instituições de ensino de alto nível que temos na região”, completou o deputado Vitor Lippi.


O Centro de Excelência em Tecnologia 4.0, o CET 4.0, a ser inaugurado no Parque Tecnológico de Sorocaba, no próximo dia 25 de junho, será um espaço voltado ao desenvolvimento de tecnologia com o conceito de Indústria 4.0, baseado em inovações, como internet 5G, automação, robótica e Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês), permitindo a comunicação entre máquinas. O PTS, por sua vez, reúne, além de empresas de todos os portes, instituições de ensino e de Pesquisa & Desenvolvimento, startups e todos os parceiros com interesse na questão do desenvolvimento tecnológico voltado à produção e aos negócios.

Fotos: Michelle Alves – Secom/Divulgação

 


Saiba mais