Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Prefeitura de Sorocaba reivindica ao MEC construção de megacampus do Instituto Federal na cidade

14 de outubro de 2021 14:23

Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)


 

O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, esteve em Brasília, na quarta-feira (13), reunido com o ministro da Educação (MEC), Milton Ribeiro, para reivindicar investimentos para a construção de um megacampus do  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) na cidade. A unidade não tem sede própria em Sorocaba, operando em dois endereços distintos, um no bairro Santa Rosália e outro no Santa Terezinha, voltados à capacitação e formação profissional.

O encontro ocorreu no gabinete do ministro e contou, ainda, com a participação do presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Ponte; do diretor-geral do Campus Sorocaba do IFSP, Professor Doutor Denilson de Camargo Mirim; do vereador João Donizetti, líder do Governo na Câmara de Sorocaba e quem também pleiteou essa agenda junto ao Ministério da Educação, além dos secretários municipais Fausto Bossollo (Administração – Sead) e Luiz Henrique Galvão (Relações Institucionais e Metropolitanas – Serim), mais a responsável pelo Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação (CADI) da Sead, Jessica Pedrosa.

“O Campus Sorocaba funciona, hoje em dia, em espaços compartilhados com outras instituições e, ainda assim, teve a maior demanda do Estado na procura de vagas, no último processo seletivo. Consideramos que é imprescindível a expansão dessa unidade e dos cursos de capacitação oferecidos, motivo pelo qual viemos solicitar verba para a construção dos prédios para abrigar um novo, amplo e moderno Campus Sorocaba do Instituto Federal, para atender Sorocaba e todas as cidades do entorno”, explicou o prefeito.

Inclusive, a Prefeitura de Sorocaba tem um terreno de 50 mil metros quadrados, localizado estrategicamente às margens da Rodovia Raposo Tavares, que poderia abrigar um futuro prédio próprio do IFSP. O ministro da Educação se mostrou favorável à construção do novo campus e disse que a proposta será objeto de estudo. “Apesar disso, vamos continuar empenhados em auxiliar a direção do IFSP na busca por recursos financeiros, também por outros caminhos legais, para tornar essa ideia uma realidade”, complementou o prefeito.

O diretor-geral do Câmpus Sorocaba do IFSP demonstrou que a unidade local atua de forma destacada na Região Metropolitana e que é um dos protagonistas entre as instituições de ensino na implantação do Centro de Excelência em Tecnologia 4.0 (CET 4.0), um projeto-piloto no Brasil, inaugurado pelo presidente Jair Bolsonaro, no último mês de junho, no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS). O Campus Sorocaba do IFSP conta, atualmente, com cerca de 900 alunos matriculados em cursos de Ensino Médio integrado, técnicos, graduação e pós-graduação.

O IFSP/Campus Sorocaba iniciou suas atividades em abril de 2014. “Nosso município é sede da Região Metropolitana de Sorocaba, conta com mais 2.300 empresas de médio e grande porte, que demandam de capacitação técnica e profissional. O IFSP atua em Sorocaba oferecendo educação pública gratuita e de qualidade, comprometida com a elevação do nível socioeconômico da população regional”, acrescentou o professor Denilson Mirim.

 

Mais demandas

A equipe que esteve em Brasília representando a cidade de Sorocaba aproveitou, ainda, para discutir outras demandas locais importantes na área da Educação, como a valorização dos professores, construção de mais unidades escolares e melhorias na qualidade do ensino.

“Sorocaba tem cumprido todas as exigências solicitadas pelo MEC e estamos dispostos a dar sequência em quaisquer ponderações ainda necessárias para aprovação do repasse de valores, como, por exemplo, para a construção de estabelecimentos de ensino nos bairros Jardim Alpes de Sorocaba, Jardim Monterrey, Jardim Villagio Milano, Jardim Santo Amaro, Jardim Júlio de Mesquita Filho, Jardim Santa Rosa e Jardim Ana Maria, cujos processos estão em andamento”, destacou a responsável pelo CADI.

O prefeito frisou que foram encaminhados ofícios ao MEC para informar sobre a previsão de recursos a serem destinados aos municípios, no que se refere à aquisição de pacotes de internet móvel, para alunos e professores, assim como equipamentos, além do previsto pelo Programa Educação Conectada. “Tem a Lei Federal 14.172, promulgada recentemente, que determina o repasse de R$ 3,5 bilhões para essas finalidades. Colocamo-nos à disposição para trabalhar juntos em prol do desenvolvimento do município de Sorocaba”, finalizou o prefeito Rodrigo Manga.

 


Saiba mais