Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Prefeitura terá apoio da iniciativa privada para revitalização e implantação de projeto de Cidade Inteligente no Parque dos Espanhóis

24 de setembro de 2021 20:48

Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)


Confirmação ocorreu durante visita da equipe do programa “Prefeitura de bairro em bairro”, que ainda esteve em outros cinco pontos da cidade, nesta sexta-feira (24).

 

A Prefeitura de Sorocaba, com o apoio da iniciativa privada, vai revitalizar o Parque dos Espanhóis, localizado na Vila Assis, Zona Leste da cidade. A confirmação foi feita pelo prefeito Rodrigo Manga, na tarde desta sexta-feira (24), durante a realização do programa “Prefeitura de bairro em bairro”. A equipe do programa ainda esteve em outros cinco pontos da cidade, para ouvir as demandas da população, providenciar soluções e anunciar serviços de melhorias.

A ação, ao longo do dia, contou com a participação, além do prefeito Rodrigo Manga, dos secretários municipais Darwin de Almeida Rosa (Serviços Públicos e Obras – Serpo), Luiz Henrique Galvão (Relações Institucionais e Metropolitanas – Serim), Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico – Semob), Antonio Prieto Neto (Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal – Sema), Coronel Vitor Gusmão (Segurança Urbana – Sesu), Paulo Henrique Marcelo (Planejamento – Seplan) e Tiago da Guia (Habitação e Regularização Fundiária – Sehab), mais o diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Ronald Pereira da Silva; o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; os vereadores Fausto Peres, Vinicius Aith, Rodrigo do Treviso, Fernando Dini e Vitão do Cachorrão. Também participaram Ramon Menna e Edgar Rodrigues, representantes do presidente da Câmara Municipal, Cláudio Sorocaba, e o representante do deputado estadual Marcos Pereira, Caio Oliveira.

As melhorias no Parque dos Espanhóis serão executadas em parceria com o Grupo Splice. A iniciativa foi intermediada pelo vereador Vinicius Aith e a previsão é que os serviços comecem em 40 dias. A primeira fase vai consistir da instalação de sistema inteligente de iluminação de LED, que deve ficar pronto em 60 dias. Serão 150 lâmpadas e um investimento de R$ 200 mil.

“A ideia da Splice é que o parque se torne um projeto-piloto de Cidade Inteligente, com a implantação, em um segundo momento, de dispositivos de segurança pública e telegestão”, comentou o prefeito, acompanhado, ainda, do diretor da Splice Indústria e Comércio, Christian Davis; do superintendente de Operação da Splice, Hector Antônio Félix; e do maestro da Orquestra Filarmónica do Sesi/Senai, Vitor Canassa.

“O Parque dos Espanhóis será um centro de inovação e tecnologia, com dispositivos baseados no conceito de cidades inteligentes. Estamos identificando as demandas locais e queremos que este empreendimento se torne um referencial, um modelo de sucesso que possa ser implementado, depois, em outros pontos”, disse o diretor da Splice.

O barracão abandonado, existente no parque, será reformado completamente, com projeto desenhado por alunos de Arquitetura da Faculdade de Tecnologia de Sorocaba (Facens). O Sesi/Senai planeja montar no local uma Escola de Arte e Cultura, com aulas gratuitas de música, fotografia, dança e teatro, com manutenção sem custo algum à municipalidade. “Vamos fornecer todos os equipamentos e profissionais para ministrar as aulas. As despesas com a manutenção da escola e de salários das equipes serão viabilizados por meio de parcerias e convênios com empresas e associações”, revelou o maestro.

Em paralelo, ainda serão providenciadas melhorias nos brinquedos e no campo de futebol do parque. O Saae/Sorocaba já realizou obras de drenagem no lago, com a implantação de um dique de concreto que elevou, em cinquenta centímetros, o nível da água, a fim de aumentar o volume de reserva do manancial. A autarquia vai iniciar a limpeza completa do lago, bem como das margens e do leito do córrego existente no local.

Essa foi a segunda visita do grupo do Programa “Prefeitura dr bairro em bairro” ao Parque dos Espanhóis. A primeira ocorreu em no dia 16 de julho, ocasião que era feita a roçagem do espaço e já havia sido cogitada a intenção de revitalizar o espaço, em parceria com o empresariado.

 

Zonas Sul e Leste

O programa “Prefeitura de bairro em bairro” passou pelo Jardim Paulistano, na Zona Sul da cidade. A principal reivindicação dos moradores, a revitalização de uma área verde na Rua Aracaju, está nos planos da Administração Municipal e as obras terão início em 120 dias. A ação será realizada com o apoio da iniciativa privada, por meio de medida mitigadora, sem custos ao erário público. Está prevista a completa iluminação do local, com lâmpadas de LED, construção de pista de caminhada, ciclovia e playground, além de serviços de poda e calçamento.

“O novo espaço será, inclusive, interligado à área de lazer junto ao Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) Água Vermelha e a um imóvel nos arredores, cujas instalações estão abandonadas e serão demolidas, a partir da próxima semana”, destaca o secretário da Serpo. Nesse local, será montada, ainda, uma área devidamente equipada para a comunidade levar animais de estimação para passear.

Na Zona Leste, o “Prefeitura de bairro em bairro” contemplou a Vila Haro. Em reunião com a comunidade, na sede do Centro de Formação Esportivo Craque do Amanhã, ficou definido o asfaltamento da Rua Padre Pedro Domingos Paes, assim como a implantação de iluminação pública de LED nesta via e na Rua Lourenço Molinero. Os serviços começam em 90 dias.

Outra demanda que será atendida, já para a próxima semana, é a melhoria no transporte público, com a revisão de horários e a colocação de um ônibus extra para atender ao bairro.

 

Zonas Norte e Oeste

O programa “Prefeitura de bairro em bairro” também visitou a comunidade Ipanema Ville, na Zona Norte de Sorocaba.

A Sehab se comprometeu a chamar o proprietário da área onde está localizada essa comunidade, para entender o processo de reintegração de posse e alinhar uma conciliação entre as partes.

“Depois disso, o objetivo é viabilizar estudos para regularização fundiária, passo determinante para, então, pleitear implantação de saneamento básico e iluminação pública, entre outras melhorias na área”, explicou o secretário Tiago da Guia.

De imediato, a Serpo realizará poda técnica em árvores na região da comunidade.

Na Vila Melges, na Zona Norte, os moradores solicitaram a reforma da quadra e da área de lazer do bairro. O Poder Público vai buscar apoio da iniciativa privada e a previsão é que, em 90 dias, sejam iniciadas melhorias no local, como colocação de novo piso, alambrado e iluminação de LED, além de playground.

A Semob ficou encarregada de fazer um levantamento dos pontos mais críticos nas vias, para definir ações para coibir abusos de velocidade. Ainda, realizará estudos para ampliar e otimizar as linhas de ônibus que atendem ao bairro.

A última parada da equipe do programa “Prefeitura de bairro em bairro” foi no Conjunto Habitacional Júlio de Mesquita Filho, na Zona Oeste.

Comerciantes da Rua Professora Maria Benedita Augusto Keller pediram a intervenção da Administração Municipal para a instalação de postes e medidores individuais de energia elétrica, de forma a atendê-los. A Serpo entrou em contato com a CPFL Piratininga que, na próxima semana, enviará equipe técnica ao local para fazer vistoria, a fim de providenciar o pedido.

 

Prefeitura de bairro em bairro

O programa “Prefeitura de bairro em bairro” teve início na primeira semana de janeiro deste ano, em que as equipes da Prefeitura de Sorocaba percorrem pontos em todas as regiões da cidade, para ouvir as demandas da população e providenciar soluções.

De lá para cá, já foram atendidos mais de 70 bairros, incluindo: Jardim Lucy, Jd. Luciana Maria, Portal do Itavuvu, Jd. Terras de Arieta, Ipanema das Pedras, Genebra, Cajuru do Sul, Éden, Nilton Torres, Santa Catarina, Jardim Ana Maria, Parque dos Eucaliptos, Jardim Betânia, Jardim São Carlos, Fazenda Imperial, Jardim Guadalajara, Jardim Dois Corações, Jardim Santa Cecília, Jardim Santa Esmeralda, Caguassu, Jardim Tropical, Wanel Ville, Parque Vitória Régia, Jardim Nova Esperança, Vila Barão, Jardim Zulmira, Retiro São João, Jacutinga, Mato Dentro, Parque Ouro Fino, Jardim do Paço, Mineirão, Júlio de Mesquita Filho, Santa Helena, Vitória Ville, Vila Haro, Jardim Los Angeles, Vila Matilde, Jardim Guaíba, Jardim São Guilherme, Jardim América, Ipanema Ville, Jardim Paulistano, Vila Nova Sorocaba, Jardim Prestes de Barros, Vila Carvalho, Jardim Itapemirim, Vila Marli, Parque São Bento, Brigadeiro Tobias, Aparecidinha, Conjunto Ana Paula Eleutério (Habiteto), Jardim Tatiana, Chácara Ana Maria, Jardim Pagliato, São Sebastião, Jardim Alpes de Sorocaba, Vila João Romão, Vila Sabiá, Villa Amato, Jardim Tulipas, Piazza Di Roma, Jardim Ipanema, Jardim Marco Antônio, Jardim Maria Eugênia, Vila Espirito Santo, São Conrado, Caputera, Campininha, Parque Esmeralda, Vila Tupã, Vila Assis, Jardim Nogueira, Vila dos Dálmatas, Jardim São Marcos, Iporanga 2, Lopes de Oliveira, Inhayba, Jardim Guadalupe, Jardim São Marcos 2, Parque Santa Isabel, Jardim Paulista 2, dentre outros.

 


Saiba mais