Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Programa “HumanizAção” realizou mais de 6.000 abordagens sociais e já atendeu cerca de 5.000 pessoas em situação de rua neste ano

5 de outubro de 2021 19:20

Por: Rose Campos


Desde janeiro deste ano, o programa “HumanizAção” realizou, com ações diárias em todas as regiões do município, um total de 6.080 abordagens sociais, tendo atendido 4.975 pessoas em situação de rua, ao longo de todo esse período.

Os números revelam uma realidade que a população já pode constatar ao observar diferentes pontos centrais da cidade, principalmente no período noturno. Se até o início de 2021 era comum ver pessoas dormindo embaixo das marquises de bancos, nas ruas do Centro, atualmente são poucos os que permanecem a noite toda nesses locais, sujeitos ao relento, ao frio e à chuva.

O que vem mudando essa realidade é o olhar humanizado com que o Poder Público vem lidando com essa situação, comum aos grandes centros urbanos. Às pessoas abordadas são oferecidos banho quente, roupas e toalhas limpas, refeição completa e local adequado para pernoite. Porém, o objetivo principal é proporcionar oportunidade real de mudança de vida para essas pessoas e sua reinserção na sociedade.

Buscam-se a orientação para o emprego, o atendimento em saúde, se necessário, e o reencontro com a família de origem, sempre que isso é possível e desejado pela pessoa abordada. “São muitos os que querem retornar ao convívio familiar, mas não tinham meios para isso ou haviam perdido o contato e os vínculos”, revela o secretário da Cidadania, Clayton Lustosa. “Até o momento, 843 pessoas tiveram essa oportunidade de regresso ao lar, com o apoio do ‘HumanizAção’”, completa João Alberto Corrêa Maia, controlador-geral do município.

Além disso, 4.851 pessoas receberam acolhimento social no SOS, 95 no Centro de Triagem e 29 receberam cuidados de saúde.

O trabalho diário é feito com equipes da Controladoria Geral do Município, Secretaria da Cidadania (Secid) e SOS, com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e Urbes – Trânsito e Transportes.

Ações na noite de segunda-feira

Na noite desta segunda-feira não foi diferente e as equipes do programa “HumanizAção percorreram os seguintes pontos: Praça Cel. Fernando Prestes, Praça Frei Baraúna, Rodoviária, Av. Fúlvio Cláudio Biazzi e Centro de Triagem. Foram feitas 33 abordagens sociais e 26 pessoas concordaram em receber atendimento no SOS.

Os interessados em colaborar com o trabalho feito pela Prefeitura podem informar os locais onde haja pessoas nessas condições, necessitando de auxílio, pelo telefone: (15) 3229-0777 (SOS), 153 (GCM) ou (15) 3212-6900 (Secid). E também podem ajudar, doando alimentos não perecíveis. Para isso, basta ligar para o Fundo Social de Solidariedade, pelo telefone: (15) 3238-2503.

Fotos: GCM/Divulgação


Saiba mais