Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Programa “HumanizAção” registra aumento da procura das pessoas em situação de rua pelos equipamentos públicos

29 de setembro de 2021 18:38

Por: Rose Campos


A busca voluntária e crescente de pessoas em situação de rua por equipamentos públicos, como o Centro de Triagem, é um dos indicativos do sucesso do programa “HumanizAção”, iniciado em janeiro deste ano. Outro aspecto é o cenário das áreas centrais da cidade atualmente, em comparação ao que se via antes do início desse programa, especialmente no período noturno. Na noite desta terça-feira (28), das 34 pessoas abordadas socialmente pelas equipes do “HumanizAção”, 33 aderiram à proposta de acolhimento oferecida. No entanto, apenas seis estavam em locais públicos. As demais já haviam buscado o Centro de Triagem.

As ações foram realizadas na Praça Cel. Fernando Prestes, na Praça Frei Baraúna, na Rodoviária, na Rua Lázaro Guerreiro Puglia, além do próprio Centro de Triagem, que é um equipamento municipal.

Participam das abordagens equipes da Controladoria Geral do Município, da Secretaria da Cidadania (Secid) e do SOS, com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e Urbes – Trânsito e Transportes.

“Vemos que as pessoas estão cada vez mais confiantes no serviço oferecido pelo Poder Público e, hoje, já são muitos os que buscam por desejo próprio esse apoio”, informa o secretário da Cidadania, Clayton Lustosa.

Veja como ajudar

Os interessados em colaborar com o “HumanizAção” podem informar os locais da cidade onde estejam pessoas em situação de rua necessitando de acolhimento, ligando para o telefone: (15) 3229-0777 (SOS), 153 (GCM) ou (15) 3212-6900 (Secid).

É possível também doar alimentos não perecíveis. Para saber como, basta entrar em contato com o Fundo Social de Solidariedade, pelo telefone: (15) 3238-2503.

Foto: GCM – Arquivo/Divulgação

 


Saiba mais