Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Programa Saúde na Escola retoma atividades em Sorocaba

11 de novembro de 2021 14:55

Por: Marcelo de Almeida Jr


Após a melhora da situação epidemiológica no município, o Programa Saúde na Escola (PSE), vinculado às secretarias municipais da Saúde (SES) e Educação (Sedu), retomou suas atividades no mês de novembro. Em apenas 11 dias, 2.956 alunos da rede pública de ensino passaram por capacitações em prol da promoção da saúde e prevenção de doenças.

O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes, por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

As escolas já contempladas foram as seguintes: CEI-60 “Anna Rusconi”; CEI-84 “Osmar de Almeida”; CEI-70 “Prof. Adail Odin de Arruda”; CEI-50 “Prof. Alípio Guerra da Cunha”; E.M. “Prof.ª Ana Cecilia Falcato Prado Fontes”; CEI-111 “Ivan Gerbovic”; E.E. “Prof. José Quevedo” e CEI-17 “Issa Latuf”. Mais 26 unidades escolares receberão o programa até dezembro deste ano.

Durante as visitas, são desenvolvidas ações de promoção de saúde bucal, verificação da situação da caderneta de vacina, saúde ocular e auditiva, peso e altura, promoção de segurança alimentar, prevenção à Covid, saúde ambiental, entre outras.

As atividades de educação e saúde do PSE ocorrem em territórios já definidos, segundo a área de abrangência das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), tornando possível o exercício de criação de núcleos e ligações entre os equipamentos públicos da saúde e da educação (escolas, centros de saúde, áreas de lazer, como praças e ginásios esportivos, etc). Todas as atividades seguem os protocolos de biossegurança estabelecidos pelas autoridades sanitárias.

“A escola é a área institucional privilegiada deste encontro da educação e da saúde: espaço para a convivência social e para o estabelecimento de relações favoráveis à promoção da saúde pelo viés de uma educação integral”, ressalta o coordenador técnico de Saúde Bucal do município, Diego Garcia Diniz.

Ação de prevenção ao câncer

Em paralelo ao PSE, a E.M. “Duljara Fernandes de Oliveira” recebeu, nesta quarta-feira (10), a visita da palestrante e enfermeira da UBS Rodrigo, Eunice Andrade. Durante a ocasião, as crianças aprenderam sobre a importância das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, no que se refere à saúde do homem e da mulher. O encontro foi promovido pela Divisão da Educação em Saúde da SES, em parceria com o diretor da escola, Alex Sandro Lucas.

 


Saiba mais