Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Programação educativa da Semana Nacional de Trânsito começa neste domingo (18)

14 de setembro de 2022 9:08

Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)


 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Mobilidade (Semob), dará início, neste domingo (18), a uma série de atividades educativas em comemoração à Semana Nacional de Trânsito, sob a temática “Juntos Salvamos Vidas”. A iniciativa tem apoio da Urbes – Trânsito e Transportes e de parceiros da iniciativa privada.

A abertura ocorrerá na praça do Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim, às 9h, prosseguindo até as 12h. A programação completa contará com 11 ações variadas, de 18 a 25 de setembro, realizadas em diferentes pontos da cidade.

Na ocasião, haverá apresentação de simulado de resgate em acidente de trânsito (Grupo CCR); exposição de equipamento rodoviário (1ª Companhia da Polícia Rodoviária); participação com viatura e equipe do Canil da Polícia Militar (14ª Batalhão de Ações Especiais de Polícia – Baep); Base Móvel da PM (7° Batalhão da PM); apresentação com teatro de fantoches (Grupo Nativos Terra Rasgada); entrega de brindes, aferição de pressão e teste rápido de glicemia (Sest/Senat); unidade móvel do Corpo de Bombeiros (1º Subgrupamento Corpo de Bombeiro); viatura e a equipe do Canil da GCM, com o cão-terapeuta Buddy (Guarda Civil Municipal); ação educativa com crianças, exposição de carro e materiais gráficos (Autoescola Marina); apoio de emergência (Ana Nery Ambulância); exposição de motos e materiais gráficos (Walk Motos Honda); grupo de ciclistas, incentivando o uso da bicicleta (Amigas do Pedal); exposição de banners e materiais gráficos (Porto Seguro Seguradora); viaturas de agentes de trânsito (Semob) e incentivo ao uso das bicicletas públicas na cidade (Integrabike).

“A ideia é associar, durante a abertura da semana comemorativa, empresas e instituições envolvidas na temática de segurança do trânsito, por meio de atrações que tornem o assunto envolvente ao público, atingindo pessoas de várias idades, sejam crianças, jovens ou adultos”, explica o secretário da Semob, Carlos Eduardo Paschoini.

A partir de segunda-feira (19), outras atividades diárias também estão previstas, como: “Faixa Viva – Cones”, Faixa Viva – Mímicos”, “Motociclista seguro – Blitz”, “Motociclista seguro – Entrega segura”, “Álcool x direção – Garrafa”, “Trânsito seguro – Sinalize, dê seta!”, “Celular – Emoji” e Limite de Velocidade – Pit Stop”. No dia 20, educadores da Semob estarão na escola do Sesi, no Mangal, para entrega de material educativo, como parte da ação “Aluno Seguro”.

O dia 22 de setembro, data em que é comemorado o Dia Mundial sem Carro, será marcado pela realização de blitz educativa “Um dia sem carro”, na Avenida Dom Aguirre, na altura do Parque das Águas, das 9h às 11h. Abordagens de condutores (em motos e carros) serão feitas para conscientizar sobre o uso responsável do veículo, promovendo, ainda, o incentivo à utilização de meios alternativos de deslocamento, sobretudo a bicicleta.

“Queremos evidenciar o respeito aos ciclistas e a importância de manter o distanciamento adequado, colaborando para um trânsito sempre mais seguro. Menos carros significa menos poluentes na atmosfera. Promover a bicicleta como meio de mobilidade urbana é fundamental, o que proporciona também uma melhoria na qualidade de vida para toda a população”, completa a gerente de Educação para o Trânsito da Semob, Cibele Soares.

Ainda no dia 22, das 13h30 às 15h30, na Praça 9 de Julho, terá a ação  “Limite de Velocidade – Pit Stop”. O calendário completo das ações educativas de trânsito para o mês de setembro, inclusive a programação especial da Semana Nacional de Trânsito, pode ser conferido abaixo, assim como nas mídias sociais da Prefeitura de Sorocaba (@prefeituradesorocaba).

O diretor-presidente da Urbes, Sergio Barreto, destaca a valorização de ações cotidianas que visam à participação da população para o alcance da segurança viária. “Urbes e Semob realizam, de forma permanente, o ano todo, atividades educativas gratuitas. Porém, o momento é de aproveitar a data comemorativa e intensificar o lembrete quanto aos cuidados básicos que toda pessoa deve ter no trânsito”, reitera.

O agendamento de palestras e teatros em escolas, empresas e entidades, para os meses de outubro em diante, com ações também voltadas à segurança no trânsito, já está aberto e pode ser feito pelo site da Urbes (https://www.urbes.com.br/), clicando em “Ouvidoria” e, depois, em “Educação para o Trânsito”. Navegando em “Abrir Manifestação”, é possível ter acesso ao formulário para preenchimento.

 


Saiba mais