Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Projeto “Mãos na Terra” promove plantio de árvores em praça de Aparecidinha

11 de novembro de 2021 12:00

Por: Mariana Campos


Moradores que fazem parte do projeto “Mãos na Terra”, vinculado ao Centro de Referência em Assistência Social (Cras) de Aparecidinha, realizaram, na terça-feira (9), um plantio de 22 árvores em uma praça, localizada ao lado da unidade, em memória às vítimas da Covid-19. O espaço público ganhou mudas de ipê-amarelo, ipê-branco, ipê-rosa, ipê-roxo e palmeira.

A ação foi solicitada pelos integrantes do grupo “Mãos na Terra” e ocorreu, por meio de uma parceria entre a Secretaria da Cidadania (Secid), a Secretaria da Saúde (SES), por meio da Unidade Básica de Saúde (UBS), e a Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema). O intuito foi de buscar a promoção da saúde e o fortalecimento de vínculos comunitários, exercitar o trabalho em equipe e inserir possibilidades coletivas para o cuidado em saúde mental.

Para o plantio, a Sema providenciou toda a estrutura necessária, como a preparação dos berços, transporte e seleção das mudas, que são produzidas no viveiro municipal, além dos insumos e de tutores (bambus para suporte das mudas). Já, antes dos moradores colocarem as mãos na terra, a equipe da Sema apresentou ao grupo o passo a passo para o plantio das árvores.

A iniciativa faz parte dos trabalhos da Sema ligados à conservação e promoção da arborização urbana, ampliando a área vegetal da cidade, em harmonia com o Plano Municipal de Arborização. As árvores são as responsáveis por regular a temperatura, servem de abrigo e produzem alimentos para diversos seres vivos, absorvem ruídos, reduzem a circulação do vento, controlam a erosão do solo, renovam o oxigênio do ar e filtram as partículas sólidas em suspensão, provenientes de agentes poluidores.

As reuniões do projeto “Mãos na Terra” ocorrem sempre às terças-feiras, das 9h às 11h, no Cras Aparecidinha, seguindo todos os protocolos sanitários preventivos à pandemia. A participação é aberta a todos os interessados, e tem como foco o acompanhamento social das famílias atendidas pelo serviço PAIF (Proteção e Atendimento Integral à Família). O Cras Aparecidinha está localizado na Rua do Terço, 100. Mais informações podem ser obtidas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3325-3956.

 


Saiba mais