Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Projeto “PTS na Escola” inicia etapa 2023 atendendo mais 300 alunos da rede municipal de ensino de Sorocaba

19 de maio de 2023 8:43

Por: Secom


A Prefeitura de Sorocaba, por meio do Parque Tecnológico e da Secretaria de Educação (Sedu), deu início às ações educativas do “PTS na Escola” edição 2023. Por meio do projeto, que tem parceria com o Sesi (Serviço Social da Indústria), estudantes da rede municipal de ensino de Sorocaba têm aulas de robótica no centro de tecnologia e, também, nas próprias unidades escolares.

Além das atividades no Parque Tecnológico, um ônibus adaptado vai até as escolas municipais, permanecendo 10 dias em cada unidade, para levar atividades de robótica, ciência e tecnologia para os estudantes do Ensino Fundamental 1 e 2. Em 2022, na primeira etapa, o projeto atendeu um total de 180 alunos da rede. Agora, neste ano, o objetivo é levar as atividades para mais cinco escolas, alcançado aproximadamente outros 300 estudantes.

Nesta segunda etapa, a primeira escola beneficiada com o projeto foi a E.M. “Avelino Leite de Camargo”, no bairro Nova Esperança, na Zona Oeste. Ali, 30 estudantes, com idades entre oito e 10 anos, organizados em duas turmas, receberam as aulas no ônibus itinerante do PTS, que funciona como uma espécie de extensão do Fab Lab (laboratório de soluções digitais e engenharia robótica do PTS), ensinando os fundamentos da Cultura Maker (faça você mesmo), além de proporcionar atividades de lógica, ciência e robótica aos alunos.

A segunda unidade a fazer parte do projeto foi a E.M. “Professora Maria de Lourdes Ayres de Moraes”, no Jardim Santa Marina, na Zona Norte. Outros 30 alunos, divididos em duas turmas, desta vez na Sala Maker da unidade de ensino, utilizaram, ao longo da semana, os McBooks do projeto para desenvolver diversas atividades, entre as quais uma aula prática sobre segurança cibernética, em que aprenderam, inclusive, a desenvolver códigos e senhas de segurança. Ao final da programação de oito aulas, os estudantes recebem um certificado. “Fiquei encantada com o projeto e também em ver o envolvimento dos alunos. Aqui, eles aprendem na prática e podem aplicar no dia a dia todo esse aprendizado. Esse projeto aproxima os nossos alunos de uma tecnologia cada vez mais presente e necessária à sua formação, de forma lúdica e acessível para essa faixa etária”, disse Ana Paula Alvarenga Tibe, orientadora pedagógica da unidade escolar.

“Contribuir para a formação dos estudantes, dando a eles a oportunidade de conhecer robótica, programação, lógica, eletrônica, entre outras ciências, para que possam vivenciar as profissões do futuro, é um motivo de muita alegria e satisfação”, afirmou o presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Nelson Cancellara. “Esta ação possibilita às crianças a vivência de inovações tecnológicas existentes aqui, no PTS. É uma grande satisfação ver os estudantes entusiasmados por aprender”, completou.

“Estamos realizando um projeto que representa um grande diferencial na experiência dos alunos, ajudando-os a se desenvolverem e ampliando o acesso aos recursos tecnológicos ligados à inovação e criatividade”, comenta o secretário da Educação, Marcio Carrara.

Fotos: Divulgação


Saiba mais