Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Projetos “Eu Pratico Esporte Educacional Escolar” e “Caravana Esportiva” levam alunos da rede municipal para treino de basquete com a LSB

28 de junho de 2022 19:30

Por: Evelyn Azevedo


Os projetos “Eu Pratico Esporte Educacional Escolar”, da Secretaria de Educação (Sedu), e “Caravana Esportiva”, da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida (Sequav), proporcionaram, nesta terça-feira (28), o encontro de 37 alunos da rede municipal com os atletas da Liga Sorocabana de Basquete (LSB), para o conhecimento e a prática desse esporte por parte dos estudantes.

O Ginásio Municipal de Esportes “Dr. Gualberto Moreira”, localizado na Vila Hortência, recebeu os alunos das escolas E.M. “Professora Inês Rodrigues Cesarotti” e E.M. “Prof. Luiz Almeida Marins”, que escolheram o basquete para participação nos dois projetos. Coordenado pelo técnico e diretor da LSB, Rinaldo Rodrigues, o encontro também contou com a presença dos professores de Educação Física da Sedu Sérgio Matheiski e Juliana França.

A ação, que busca promover a integração entre alunos e atletas profissionais de diversas modalidades esportivas, introduzindo os conhecimentos fundamentais de cada esporte destacado, ainda contou com a participação do secretário da Educação, Marcio Carrara. “Estamos procurando motivar, cada vez mais, além dos alunos, nossas equipes e nossos profissionais de Educação Física da rede municipal. O objetivo do projeto não é o alto rendimento, e, sim, a convivência e o conhecimento sobre a importância de inserir a prática de esportes na formação dos nossos alunos”, salientou o secretário da Sedu. Com o projeto, além disso, está sendo possível estender a permanência dos estudantes nas unidades escolares, proporcionando mais engajamento dos alunos e segurança alimentar, uma vez que todos recebem mais uma refeição balanceada na escola.

O secretário da Sequav, Pedro Souza, também acompanhou a manhã dos participantes, enfatizando a necessidade de incluir a prática de atividades físicas na rotina dos estudantes. “Sem dúvidas, os projetos proporcionam as vivências de várias modalidades olímpicas, para que, a partir desse primeiro contato, seja despertado o interesse pelo esporte. Pensando na dificuldade de acesso que pode haver a essas práticas que estão sendo promovidas, nós, da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, e a Secretaria da Educação devemos levar, cada vez mais, essas oportunidades até as escolas. A partir dessa iniciativa, a própria criança poderá identificar sua maior afinidade”, destacou o secretário da Sequav.

“As expectativas dos alunos para participação nesses projetos são enormes, porque se trata de uma oportunidade diferente, o que deixa as crianças eufóricas. Ter esse encontro com atletas profissionais proporciona um momento único para os alunos”, disse o professor Sérgio Matheiski, responsável pela turma da E.M. “Prof. Luiz Almeida Marins”.

Além da participação das escolas, pais e responsáveis pelos alunos também fizeram questão de comparecer. A companhia não se limitou à arquibancada e eles foram convidados a participar do momento de descontração e prática esportiva, o que fez a criançada vibrar ainda mais. Foi o caso de Gisilaine Barrio, mãe do aluno Luiz Henrique, de 10 anos, que, após arriscar alguns arremessos à cesta de basquete, ressaltou a importância dessas iniciativas. “É muito gratificante ver esse incentivo ao esporte, saindo um pouco das telas que estão na rotina das crianças, todos os dias. Ter uma atividade fora do cotidiano é uma forma de conhecer novas áreas e despertar o interesse pela atividade física, que é primordial para a saúde”.

Lucas Marciel é atleta da LSB, há quatro anos, e está no basquete há 20. Veio para Sorocaba para crescer como atleta profissional, a partir dos trabalhos desenvolvidos pelo time. “Aqui, tive a chance de exercer, além do meu papel como atleta, o de técnico da categoria de base, ajudando na escolinha e nos projetos sociais”, contou Lucas, que auxiliou os pequenos jogadores nas atividades.

O técnico Rinaldo também opinou a respeito. “Somente hoje, vi muitos talentos promissores por aqui. Estou entusiasmado com o brilho no olhar e o envolvimento que os alunos estão demonstrando com o basquete, participando de tudo. Estão, realmente, vivenciando o esporte. Nós ganhamos o dia”, declarou o técnico da LSB.

Fotos: Marcel Herrera – Secom

 


Saiba mais