Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Revitalização do Mercado Municipal é destaque no “Prefeitura de bairro em bairro” desta sexta-feira (6)

6 de agosto de 2021 19:53

Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)


O Mercado Municipal, localizado na região central de Sorocaba, foi um dos quatro pontos visitados pela equipe do Programa “Prefeitura de bairro em bairro”, nesta sexta-feira (6). O prefeito Rodrigo Manga anunciou o compromisso de realizar obras de revitalização do espaço e, ainda, de modernização do Sistema de Gestão desse centro de compras. Os outros bairros contemplados na ação foram Inhayba (Zona Leste), Jardim Guadalupe (Zona Norte) e Jardim São Marcos 2 (Zona Oeste).

A visita ao Mercado Municipal ocorreu por volta do meio-dia e o prefeito esteve acompanhado dos secretários Darwin de Almeida Rosa (Serviços Públicos e Obras – Serpo), Luiz Henrique Galvão (Relações Institucionais e Metropolitanas – Serim), Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico – Semob), Coronel Vitor Gusmão (Segurança Urbana – Sesu), Luiz Antônio Zamuner (Cultura – Secult) e Robson Coivo (Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo – Sedettur), além do ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno, e do vereador Fernando Dini.

A equipe conversou com consumidores, vendedores e com representantes do grupo que gerencia o local, durante a visita. O assunto principal foi exatamente a necessidade de uma revitalização do Mercado Municipal e de modernização do Sistema de Gestão. “Estamos atentos a isso e viemos até aqui para mostrar que o atual governo está disposto a colaborar e ser parceiro dos comerciantes, para a melhoria das condições de operação do Mercado Municipal”,  enfatizou o prefeito Rodrigo Manga.

Nesse sentido, o prefeito e o secretário da Sedettur adiantaram que está nos planos da Administração Municipal promover tais melhorias e, inclusive, encaminhar um projeto à Câmara para propor mudanças no modelo administrativo do espaço.

“Com isso, a Administração Municipal deseja que uma empresa ou organização administre o nosso Mercadão, com obrigações previstas em contrato, como melhorias, obras, reformas e que arque com os custos da manutenção, incentivando o turismo no local e, inclusive, fazendo a divulgação periódica do espaço e a modernização do mesmo, formando um projeto bom para a sociedade e também para os mercadores”, mencionou o secretário Robson Coivo.

Outra demanda apresentada pelos comerciantes é quanto à segurança do Mercado Municipal. De antemão, eles foram informados que essa localidade passará a contar, a partir desta sexta, com um reforço na segurança,  por meio do lançamento do programa “Centro Mais Seguro – Tolerância Zero”. “O objetivo é ampliar as ações de segurança pública no Centro da cidade, inclusive nos arredores do Mercado Municipal”, frisou o secretário da Sesu, que está responsável pela coordenação das ações desse novo programa.

 

Zona Leste

Antes da parada no Mercado Municipal, pela manhã, a equipe do programa “Prefeitura de bairro em bairro” esteve no Inhayba, na Zona Leste de Sorocaba, desta vez junto com o vereador Fábio Simoa, mais representantes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae/Sorocaba).

Eles visitaram as instalações da Ação Comunitária Inhayba e conversaram com munícipes. Uma das demandas foi a melhoria da Estrada de Inhayba. O Poder Público está fazendo o patrolamento da via, além de aplicação de material britado, sendo que a instalação de sinalização viária está prevista para a próxima semana. Um estudo de viabilidade técnica também está previsto, para pavimentar trechos mais urgentes.

Já, quanto à iluminação pública, em 90 dias, o Poder Público programa a realização de manutenção, com a troca de lâmpadas.

Outra demanda apresentada foi a extensão das redes de água e de captação de esgoto. Quanto ao abastecimento, o Saae/Sorocaba promoverá estudo de vazão e demanda, para definir a melhor alternativa para atender ao bairro. Em relação ao esgoto, parte do bairro já estará beneficiada até o fim deste ano, conforme projetos já programados para serem executados, e a outra parte, a partir de 2022.

 

Zona Norte

Já, na Zona Norte, a equipe esteve à tarde no Jardim Guadalupe, contando também com a presença do secretário Antônio Prieto (Meio Ambiente e Sustentabilidade – Sema), do presidente da Câmara Municipal, Cláudio Sorocaba, e do vereador Fausto Peres.

O Poder Público se comprometeu, em 15 dias, a instalar iluminação nos postes, em uma área de lazer do bairro que foi entregue inacabada em gestão anterior. No local, também serão colocados gradis, mas está nos planos da atual Administração uma revitalização completa, com o apoio da iniciativa privada.

Uma das ruas ao lado da praça, a Antônio Latino, é de mão dupla de direção e será objeto de estudo para se tornar de sentido único. Já, na Rua Najla A. Mary Murad, nos arredores, será colocada lombada, para coibir abusos de velocidade pelos motoristas.

O Saae, em 10 dias, fará a roçagem do córrego entre o Jardim Guadalupe e o Hungarês, pretendendo também realizar projeto para iluminar a passarela entre esses dois bairros, sobre o manancial.

 

Zonas Oeste

A última parada do dia foi no Jardim São Marcos 2, na Zona Oeste.

A regularização fundiária de imóveis, localizados próximo a uma área verde do bairro, foi uma das reivindicações apresentadas. A Prefeitura informou sobre a necessidade de estudos ambientais, para dar prosseguimento a essa demanda. A intenção é incluir a ação em programa do Governo do Estado, para ser realizada ainda neste ano. Outra opção é realizar em 2022, com base em projetos previstos para o próximo Plano Plurianual (PPA).

A Serpo ainda vai programar o patrolamento de ruas de terra, perto da área verde, enquanto a Secretaria da Cidadania (Secid) já foi informada para realizar uma ação social no bairro, a fim de atender famílias em situação de vulnerabilidade.

 

Prefeitura de bairro em bairro

O programa “Prefeitura de bairro em bairro” teve início na primeira semana de janeiro deste ano, em que as equipes da Prefeitura de Sorocaba percorrem localidades em todas as regiões da cidade, para ouvir as demandas da população e providenciar soluções.

De lá para cá, já foram atendidos mais de 60 bairros, incluindo: Ipanema das Pedras, Genebra, Cajuru do Sul, Éden, Nilton Torres, Santa Catarina, Jardim Ana Maria, Jardim São Carlos, Fazenda Imperial, Jardim Guadalajara, Jardim Santa Cecília, Jardim Santa Esmeralda, Caguassu, Jardim Tropical, Wanel Ville, Parque Vitória Régia, Jardim Nova Esperança, Vila Barão, Jardim Zulmira, Retiro São João, Jacutinga, Mato Dentro, Parque Ouro Fino, Jardim do Paço, Mineirão, Júlio de Mesquita Filho, Santa Helena, Vitória Ville, Vila Haro, Jardim Los Angeles, Vila Matilde, Jardim Guaíba, Jardim São Guilherme, Jardim América, Ipanema Ville, Jardim Paulistano, Vila Nova Sorocaba, Jardim Prestes de Barros, Vila Carvalho, Jardim Itapemirim, Vila Marli, Parque São Bento, Brigadeiro Tobias, Aparecidinha, Conjunto Ana Paula Eleutério (Habiteto), Jardim Tatiana, Chácara Ana Maria, Jardim Pagliato, São Sebastião, Jardim Alpes de Sorocaba, Vila João Romão, Vila Sabiá, Villa Amato, Jardim Tulipas, Piazza Di Roma, Jardim Ipanema, Jardim Marco Antônio, Jardim Maria Eugênia, Vila Espirito Santo, Caputera, Campininha, Parque Esmeralda, Vila Tupã, Vila Assis, Jardim Nogueira, Jardim São Marcos, Iporanga 2, Lopes de Oliveira, dentre outros.

 


Saiba mais