Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Saae/Sorocaba torna a ampliar serviços on-line disponíveis em sua Agência Virtual

23 de novembro de 2021 18:37

Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)


 

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba, sempre atento em proporcionar atendimento com excelência à população, mais uma vez durante o ano de 2021, amplia a oferta de serviços on-line disponíveis em sua Agência Virtual, por meio do site: www.saaesorocaba.com.br.

A autarquia oferece serviços rápidos e eficientes, que evitam esperas e deslocamentos desnecessários, via plataforma digital. “Definitivamente, os atendimentos on-line têm uma procura cada vez maior e estamos incentivando o uso dessa ferramenta eletrônica, que foi intensificada durante o período da pandemia da Covid-19 e será aprimorada continuamente”, destaca o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Ronald Pereira da Silva.

Afinal, dos 526 mil atendimentos realizados neste ano pela autarquia, 432.580 mil foram recebidos de forma on-line. Em 2021, a solicitação de adesão à Tarifa Social e de alteração de categoria de usuário são exemplos de serviços que passaram a ser oferecidos no site da autarquia.

Estão disponíveis também on-line pelo Saae/Sorocaba: emissão de segunda via das contas de água e esgoto; certidão negativa de débitos; histórico de consumo; consultas a pagamentos; declaração anual de quitação de débitos; alteração da data de vencimento das contas; novas ligações de água e esgoto; revisão de consumo por vazamento sanado; corte e retirada de hidrômetro; corte a pedido, dentre outros.

 

Mais novos serviços

Desde segunda-feira (22), foi incorporado à Agência Virtual o processo on-line para pedidos de instalação de hidrômetro nas residências. Para solicitar, os usuários deverão estar com o cadastro do imóvel atualizado na autarquia, em seu nome, processo que também pode ser requerido pelo site, no link: https://www.saaesorocaba.com.br/atualizacao-cadastral/.

Quanto à instalação de hidrômetro nos casos de ligação inativa, a taxa determinada pela Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Ares – PCJ) é de R$ 210,39 e, se o abrigo da ligação não estiver no padrão atual, deverá ser instalada a caixa padrão, esta sem custo. “Trata-se daquele caso em que a pessoa está com o imóvel vazio e não quer que haja conta mínima de consumo. O usuário, então, pede a retirada do hidrômetro, esperando a venda do imóvel, por exemplo”, explica o diretor-geral do Saae/Sorocaba.

Para essa demanda, o interessado deve estar com os documentos previamente digitalizados e acessar o ícone “Instalação de Hidrômetro – Ligação Inativa”, disponível no menu de Serviços On-line do site do Saae (https://www.saaesorocaba.com.br/servicos-online/), ou o link direto: https://www.saaesorocaba.com.br/instalacao-hidrometro-ligacao-inativa/, para anexar os documentos digitalizados e preencher o formulário.

Já, para solicitar a instalação de hidrômetro, no caso de eventual furto do aparelho, o procedimento é o mesmo, só que em ícone específico, e não há cobrança do serviço, mediante apresentação do boletim de ocorrência, conforme também previsto por resolução da Ares – PCJ.

 

Outros canais de comunicação

O Saae/Sorocaba, além dos serviços on-line oferecidos pela sua Agência Virtual e das unidades de atendimento presencial, disponibiliza, ainda, outros canais de comunicação direta com o munícipe, pelo WhatsApp: (15) 99850-3936, bem como os telefones: 0800-7701195 (ligação gratuita e (15) 3224-5800 e o e-mail: fale@saaesorocaba.sp.gov.br.

 


Saiba mais