Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Saae/Sorocaba capacita quarta turma de servidores em técnicas de segurança de valas e escavações

3 de agosto de 2021 14:10

Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)


 

 

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba capacitou a quarta turma de servidores em aperfeiçoamento de técnicas de segurança para atuação em valas e escavações. A previsão do cronograma estabelecido pela autarquia é que 640 trabalhadores terão suas certificações emitidas até abril de 2022. Desse total, 153 já estão habilitados, somando as quatro turmas formadas até o momento.

A atual turma contou com a participação de 40 servidores, com curso ministrado pelo engenheiro Flávio Gonçalves, da empresa SSO Treinamentos, nos dias 29 e 30 de julho. A capacitação teve como foco procedimentos e condições recomendados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), como a NR 18 – “Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção”, a NBR 9061/85 – “Segurança de Escavação a Céu Aberto” e a RTP 03 – “Escavações, Fundações e Desmonte de Rochas”.

No primeiro dia de curso, os participantes receberam o conteúdo teórico sobre o tema, no auditório do Centro de Referência em Educação (CRE). No segundo dia, foi realizado o treinamento prático e a aplicação da prova, na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) – S1.

“O Saae/Sorocaba, buscando a melhoria contínua e a excelência dos serviços prestados, segue investindo em treinamentos e formações para os seus servidores, para que estejam atentos, tanto com a segurança individual, como de forma coletiva”, destaca o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Ronald Pereira da Silva.

Seguindo o cronograma, mais três grupos serão realizados nos meses de agosto, setembro e outubro. Após esse período, outras nove turmas também serão capacitadas, cada uma composta por 40 servidores, em média, entre operacionais, engenheiros e equipes administrativas, que atuam nas diretorias Operacionais de Infraestrutura e Logística, além de Água e Esgoto.


Saiba mais