Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Saae/Sorocaba e CIESP promovem campanha de conscientização sobre consumo de água em indústrias

17 de dezembro de 2021 11:33

Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)


 

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba, em parceria com a Regional de Sorocaba do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), dá início, nesta sexta-feira (17), a uma campanha de conscientização sobre o consumo de água nas indústrias. A ação ocorrerá por meio da divulgação de folhetos informativos nas companhias, a fim de envolver todos os trabalhadores para que atuem como multiplicadores em suas residências, evitando o desperdício e fazendo o uso consciente da água.

“O objetivo é atingir o maior número possível de pessoas que trabalham nas indústrias, assim como os empresários. Estamos promovendo ações com públicos específicos, como escolas, condomínios e, agora, estendemos para mais esse grupo. O objetivo é evitar o desperdício e promover a economia de água, principalmente no atual período de estiagem”, destaca o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Ronald Pereira da Silva.

Embora a categoria industrial seja responsável por 1,3% do consumo total de água tratada no município de Sorocaba, a proposta visa envolver, além das empresas, também os trabalhadores, uma vez que 88,96% do consumo de água na cidade é residencial.

De acordo com o diretor titular do Ciesp Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, a crise hídrica vem afetando muitas cidades do Estado e do país, que já sofrem com o racionamento. “A Fiesp e o Ciesp acompanham este tema e orientam as empresas sobre o uso consciente da água. Mais de 85% das empresas do setor industrial adotam práticas de reúso de água e efluentes e contam com boas práticas de conservação, mas é importante fazer esse trabalho educativo igualmente com os colaboradores, para que Sorocaba tenha um uso consciente em geral e não seja necessário o racionamento”, observou.

 

Programas educativos

O Saae/Sorocaba também disponibiliza a escolas, condomínios, clubes, associações, organizações, entidades e outros grupos uma série de programas educativos gratuitos, sobre o uso consciente da água.

O programa “O Saae vai até você” é direcionado especificamente para condomínios e empresas. São abordados temas relativos ao meio ambiente, além de dicas e informações sobre o uso consciente e a economia da água. A equipe de Educação Ambiental também atua com os programas “Água Viva”, “Reviágua” e “Saae vai à escola”, voltados aos demais públicos.

Os agendamentos das atividades de Educação Ambiental do Saae/Sorocaba podem ser feitos via WhatsApp: (15) 98158-0697 ou pelo e-mail: edambiental@saaesorocaba.sp.gov.br . É recomendado informar a quantidade prevista de público, a faixa etária, o tipo de ação, assim como opções de datas e horários.


Saiba mais