Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Saae/Sorocaba finaliza instalação de aduelas em reconstrução de ponte no bairro Ipanema do Meio

11 de novembro de 2021 11:23

Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)


 

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba finalizou a instalação das aduelas de concreto, necessárias para a reconstrução da ponte localizada na Rua Felipe Moisés Betti Filho, no bairro Ipanema do Meio, Zona Oeste da cidade. A intervenção é a principal em todo o processo de revitalização dessa passagem, que segue em ritmo acelerado.

Em meados de agosto passado, a ponte foi destruída por uma queimada, devido à queda de um balão. No dia 27 daquele mês, o prefeito Rodrigo Manga e o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Ronald Pereira da Silva, integraram a equipe do programa “Prefeitura de bairro em Bairro” que visitou o local. Na ocasião, o prefeito anunciou a limpeza e a desobstrução do córrego e a reconstrução dessa ponte.

“Estamos agilizando, ao máximo, essa obra. Uma passarela foi instalada provisoriamente, para uso dos pedestres, e a previsão é que a nova ponte seja liberada para tráfego já em dezembro deste ano”, diz o diretor-geral do Saae/Sorocaba.

A autarquia realizou limpeza na área, para a retirada dos materiais deteriorados, a fim de preparar o local para o início das obras. Para reconstruir a ponte, o Saae/Sorocaba locou um equipamento específico, do tipo guindaste biarticulado, com alcance de até 13 metros de altura, devido às particularidades do local.

Com o uso desse maquinário, a autarquia concluiu, na terça-feira (9), a instalação de 20 aduelas de concreto, com 3 metros de largura, 2,5 metros de altura e um metro de comprimento e, por fim, executou os serviços de acabamento.

“Ainda, será realizada a construção de quatro muros de alas, sendo dois em cada lado da ponte”, destaca Ronald Pereira da Silva. Depois que a autarquia concluir a construção da nova ponte, o local será devidamente sinalizado.

 


Saiba mais