Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Prefeitura de Sorocaba e Saae anunciam obras do Reservatório de Detenção de Cheias no Parque Vitória Régia

10 de janeiro de 2022 18:53

Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)


A Prefeitura de Sorocaba, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), fez o lançamento das obras do Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) Vitória Régia, na tarde desta segunda-feira (10). O dispositivo será implantado no trecho composto pelo quadrilátero formado pelas ruas José Martinez Peres e Dr. Heitor Ferreira Prestes. O espaço também será base para a implantação de uma grande área de lazer.

O ato de inauguração contou com a presença do prefeito Rodrigo Manga; do diretor-geral do Saae/Sorocaba, Ronald Pereira da Silva; do ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; do chefe de Gabinete, André Moron; e dos vereadores Fausto Peres, Fábio Simoa e Cícero João, além do engenheiro Renato de Azevedo Maio, representante da empresa Augusto Velasco, que executará a obra.

“Essa obra faz parte do nosso Plano de Governo e é uma das nossas prioridades este ano, pois será fundamental para minimizar a possibilidade de inundações no bairro, beneficiando toda a população residente na área. Vai acabar de vez com a aflição de famílias em dias de chuva, diante do risco de perder todos os bens em alagamentos”, destacou o prefeito Rodrigo Manga, após a assinatura da ordem se serviço que autorizou o início das obras.

O empreendimento se trata de um sistema para controle de enchentes, composto por muro de contenção, reservatório de águas pluviais, dutos e completa rede de bombeamento. O valor estimado da obra é de R$ 14,9 milhões, custeado com recursos próprios do Saae/Sorocaba.

O RDC Vitória Régia é uma das principais obras de drenagem do Saae/Sorocaba e está previsto para ser entregue até o fim de 2022. A autarquia deu início à limpeza da área e serão realizados, nas semanas seguintes, os serviços de topografia e elaboração do Projeto Executivo, com a intensificação de obras em 60 dias. O local contará com pista de caminhada, área de lazer e completa urbanização.

Segundo o diretor-geral da autarquia, o novo RDC será construído em uma área de várzea, com cota topográfica muito próxima do nível do Rio Sorocaba. “O processo de ocupação urbana do município, que se intensificou a partir dos anos 1980, trouxe como consequência a impermeabilização do solo nessa região. Haverá um grande dique maciço, em aterro compactado, que servirá para conter o transbordamento do rio nessa região e em áreas adjacentes”, explicou Ronald Pereira da Silva.


Saiba mais