Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Saae/Sorocaba investe continuamente em segurança com novos equipamentos e número recorde de capacitações no ano

18 de novembro de 2021 10:42

Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)


 

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba tem investido continuamente em ações de segurança para seus colaboradores, além de na eficiência dos procedimentos técnicos.

Uma das medidas mais recentes nesse sentido é a compra de 76 estroncas mecânicas, de diversas aberturas. Os equipamentos servem para escoramento e manutenção da estabilidade de taludes, proporcionando mais segurança e agilidade aos procedimentos técnicos realizados pela autarquia em valas e escavações.

São 76 peças, sendo 24 de estronca mecânica com catraca e abertura de 490 mm a 820 mm; 24 peças, de 570 mm a 900 mm; 14 peças, de 700 mm a 1.300 mm e 14 peças, de 700 mm a 2.300 mm, além de canos prolongadores. Ou seja, são quatro tipos de maquinários, com diferentes utilidades e especificações, que estarão em operação até o início de dezembro.

“Continuamente, buscamos aprimorar a segurança, a integridade e a eficiência, em âmbito individual e coletivo, para continuarmos oferecendo um serviço de excelência à população, com todo respaldo aos nossos colaboradores”, enfatiza o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Ronald Pereira da Silva.

 

Treinamento em valas e escavações

Além do investimento em equipamentos de segurança, a autarquia qualificou, ao longo deste ano, 257 profissionais, divididos em sete turmas de 37 servidores, em média, no intuito de aprimorar, cada vez mais, as técnicas de segurança e a eficiência dos procedimentos para atuar em valas e escavações.

O cronograma estabelecido prevê habilitar um total de 640 trabalhadores até abril de 2022, sendo que mais dois grupos serão capacitados entre novembro e dezembro de 2021, bem como outras sete turmas no ano seguinte. Trata-se de um número recorde de capacitações pelo Saae/Sorocaba, no período de quase 11 meses, neste ano.

Os treinamentos seguem os procedimentos e condições recomendados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), como, por exemplo, a NR 18 – “Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção”, a NBR 9061/85 – “Segurança de Escavação a Céu Aberto” e a RTP 03 – “Escavações, Fundações e Desmonte de Rochas”.

 


Saiba mais