Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Saae/Sorocaba participa de Seminário Internacional de Gestão de Perdas de Água e Eficiência Energética

4 de agosto de 2021 17:15

Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)


 

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba, buscando a melhoria contínua e dando prosseguimento ao seu Programa de Redução de Perdas, participa do 2º Seminário Internacional de Gestão de Perdas de Água e Eficiência Energética.

O encontro teve início na terça-feira (3) e prossegue até esta quinta-feira (5), promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (Abes), por meio de sua Câmara Nacional e de Técnica de Gestão de Perdas e Eficiência Energética.

Nesses três dias de atividades, uma série de debates ocorre de forma on-line, em que especialistas em saneamento, no Brasil e no exterior, compartilham conhecimentos e experiências práticas para o enfrentamento de perdas e a busca de eficiência energética nos sistemas de abastecimento.

Pelo Saae/Sorocaba, servidores da Diretoria Operacional de Água, que fazem parte do Programa de Redução de Perdas da autarquia, participam do seminário.  “A proposta é a troca de experiências práticas, divulgação, ampliação de conhecimento e procedimentos já adotados por empresas que atuam na área de saneamento, além de desenvolver o conhecimento sobre tecnologias e técnicas de gestão, divulgando tecnologias ambientalmente adequadas”, enfatiza o diretor-geral da autarquia, Ronald Pereira da Silva.

Figuras ilustres nessa área participam do evento, como Alceu Guérios Bittencourt, presidente Nacional da ABES; Ricardo Borsari, diretor Metropolitano da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp); Luiz Roberto Gravina Pladevall, presidente da ABES-SP; Ricardo Rover, coordenador da Câmara Temática de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da ABES; Josivan Cardoso Moreno, coordenador nacional da Câmara Temática de Recursos Hídricos da ABES; além dos consultores internacionais Alan Wyatt e Allan Lambert.

A programação do seminário foi composta por três Palestras Magnas (uma para cada dia do encontro), com os seguintes temas: Perdas Aparentes, Perdas Reais e Eficiência Energética e Sustentabilidade. Além disso, contou com seis painéis de discussão (dois para cada dia), com os seguintes assuntos: Gestão da Hidrometria – Macro e Micromedição, Gestão de Perdas Aparentes, Sistemas/Softwares para Gestão de Perdas, Boas Práticas na Gestão da Operação do Sistema de Abastecimento, Boas Práticas em Sustentabilidade Econômica e Eficiência Energética e Sustentabilidade (PEE), Contratos de Performance e Inovação.

“O Saae/Sorocaba está sempre atento às novidades e ferramentas necessárias para uma excelente gestão dos recursos hídricos. Também, não mede esforços para colocar em prática as ações necessárias para um trabalho cada vez mais eficiente”, complementa o diretor-geral da autarquia.


Saiba mais