Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Saae/Sorocaba remaneja adutoras para obras de pavimentação da Rua Augusto Lippel

12 de novembro de 2021 8:50

Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)


 

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba finalizou, nesta semana, o rebaixamento das redes de adução de água existentes na Rua Augusto Lippel, na Zona Sul da cidade. As intervenções fazem parte das obras realizadas em parceria com a Construtora Planeta, por meio de medida mitigadora, para a pavimentação dessa via, no trecho entre as entre a Avenida Professora Izoraida Marques Perez e a Rua Amalia Ayala Perez.

A ação do Saae/Sorocaba teve como objetivo remanejar um metro, de cada umas das duas redes de 500 milímetros de diâmetro existentes no local (a primeira de fibrocimento e a segunda em ferro fundido), que são responsáveis por conduzir aproximadamente 300 litros de água, por segundo, para abastecer o município de Sorocaba.

“Durante essa intervenção, o Saae/Sorocaba adaptou o sistema para utilização de outra adutora de água que atende à cidade, com capacidade de mais de 400 litros, por segundo”, explica o diretor-geral da autarquia, Ronald Pereira da Silva.

O Saae/Sorocaba também finaliza a implantação de uma nova rede de esgoto que passa pela Rua Augusto Lippel, com tubulação de PVC e diâmetros variando entre 200 e 250 mm, em substituição à rede existente de manilha cerâmica, de 150 mm de diâmetro. Cerca de 500 metros, de um total de 750 metros previstos, já foram executados.

O serviço é feito em paralelo à inserção de uma nova rede de água para atender moradores dessa região do município. A instalação teve início em maio passado e já foram implantados 1.050 metros, dos 1.200 metros previstos, com tubulação de PVC e diâmetros que variam entre 50 e 100 mm.

Assim que o Saae/Sorocaba concluir os trabalhos, será feita a acomodação de rede de drenagem de água pluvial e de três poços de visita. Na sequência, haverá implantação de calçamento, guias, sarjetas e do pavimento. As obras tiveram início em agosto passado, com prazo de seis meses para conclusão, até fevereiro de 2022.

O investimento total aproximado é de R$ 2,7 milhões, por parte da Construtora Planeta, como medida mitigadora para compensar os empreendimentos realizados pela empresa na cidade.

As melhorias na Rua Augusto Lippel fazem parte do programa “Sorocaba Tem Pressa”, lançado pelo prefeito Rodrigo Manga no dia 14 de agosto, para conferir agilidade às obras de mobilidade urbana por toda a cidade.

 


Saiba mais