Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Saae/Sorocaba retira 2.350 caminhões de terra da bacia de contenção da Água Vermelha

15 de setembro de 2021 10:12

Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)


 

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba, a fim de manter o sistema preservado e em condições de funcionamento pleno, está desassoreando a Bacia 1 do Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) do córrego Água Vermelha. Do início dos trabalhos até agosto deste ano, já foram retirados do local 28.200 m³ de material, quantidade correspondente a 2.350 caminhões do tipo basculante.

O trabalho consiste na escavação dos bancos de areia, com o emprego de uma máquina retroescavadeira e de caminhões, para o transporte do material, que vem sendo retirado e depositado em aterro apropriado. A previsão é que até o fim de setembro seja ultrapassada a meta de retirar 30.000 m³, o equivalente a 2.500 caminhões.

“A previsão é que os trabalhos no local prossigam por mais três meses, até o completo desassoreamento da área. As bacias têm a função de comportar as águas pluviais, por um determinado período, até que atinjam os extravasores, quando então são escoadas gradativamente por um dispositivo de drenagem, evitando, assim, possíveis enchentes”, explica o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Ronald Pereira da Silva.

O RDC é responsável pelo combate aos alagamentos, que antes ocorriam nos períodos de chuvas, como nos cruzamentos das avenidas Washington Luiz com Capitão Bento Mascarenhas Jequitinhonha e Comendador Pereira Inácio e na Barão de Tatuí com Abrão de Mahuad.

A bacia de contenção 1 possui 12.750 m² de área, com capacidade para conter 31.875 m³ de água, em área nos arredores das Avenidas Washington Luiz, Bento Mascarenhas Jequitinhonha e Abraham Lincoln e da Rua Padre José Carlos Simões.

As intervenções no local tiveram início no fim de 2020, sendo que os trabalhos foram intensificados ao longo de 2021. Em janeiro, o Saae removeu 2.730 m³, mais 1.740 m³ em fevereiro, 1.260 m³ em março, 1.944 m³ em abril, 3.600 m³ em maio, 6.310 m³ em junho, 5.346 m³ em julho e 4.380 m³ em agosto, segundo levantamento da autarquia.

Esse dispositivo de contenção e drenagem de águas pluviais é complementado por uma segunda bacia de contenção, que integra o Parque Municipal “Romeu Pires Osório”, localizado no cruzamento da Avenida Marechal Dutra com a Rua Manaus. Esse reservatório tem 29.900 m² de área e capacidade de armazenamento para 74.750 m³ de água.


Saiba mais