Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Saae/Sorocaba soma mais de 381 mil atendimentos aos munícipes no primeiro semestre de 2022

15 de julho de 2022 16:33

Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)


 

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba, sempre priorizando pela agilidade e eficácia nos serviços prestados aos usuários, realizou mais de 381 mil atendimentos aos moradores da cidade, entre presenciais e on-line, no primeiro semestre deste ano. No mesmo período, em 2021, foram 292.206 atendimentos.

Durante os seis primeiros meses de 2022, a autarquia realizou 60.020 mil atendimentos presenciais, sendo 52.432 nas sete Casas do Cidadão (Ipanema, Itavuvu, Nogueira Padilha, Éden, Ipiranga, Paço e Brigadeiro Tobias) e 7.588 mil na Central de Atendimento, localizada no Pátio Cianê Shopping.

As demandas on-line significaram 292.075 atendimentos, devido ao aprimoramento dos canais digitais da autarquia, durante a pandemia, para estreitar, ainda mais, a comunicação com os munícipes. No mesmo período do ano passado, o Saae/Sorocaba registrou 246.203 atendimentos on-line.

“É uma retomada pós-pandemia. No primeiro semestre de 2021, houve períodos em que o atendimento presencial precisou ser temporariamente suspenso, devido às restrições impostas pela Covid-19. Nessa época, houve aumento significativo das solicitações on-line, inclusive via WhatsApp e, agora, o que vemos é a volta à normalidade dos atendimentos também presenciais”, analisa o diretor-presidente do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow.

Dentre os serviços mais procurados pela população no site da autarquia, estão: emissão de 2ª via da conta; consultas a pagamentos; histórico de consumo; atualização cadastral; pedidos de ligação de água e esgoto e outros. Pelo menu de Serviços On-line, disponível via link direto https://www.saaesorocaba.com.br/servicos-online/, os usuários têm acesso a todas essas funcionalidades e outras mais.

Ao longo de 2021, ainda novos serviços foram incorporados à plataforma digital, como, por exemplo, solicitação de adesão à Tarifa Social, alteração de categoria de usuário, instalação de hidrômetro, etc.

 

WhatsApp e Fale Conosco

O Saae/Sorocaba também disponibiliza o WhatsApp como canal direto de comunicação com o munícipe, pelo número: (15) 99850-3936. No primeiro semestre deste ano, os pedidos pelo WhatsApp contabilizaram 27.218 atendimentos.  “Cada dia que passa, os atendimentos de forma virtual são tendência em todas as instituições e empresas, fazendo com que os clientes sejam atendidos com ainda mais agilidade e eficácia, dispensando deslocamentos e oferecendo uma série de comodidades”, destaca o diretor-geral da autarquia.

Além dos telefones 0800-7701195 (ligação gratuita) e (15) 3224-5800, o Saae/Sorocaba ainda oferece o serviço “Fale Conosco” para o envio de dúvidas, reclamações, elogios e sugestões, pelo e-mail: fale@saaesorocaba.sp.gov.br .


Saiba mais