Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Saae/Sorocaba inicia implantação de rede de esgoto no Jardim Santa Helena

24 de novembro de 2021 19:22

Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)


 

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), iniciou as obras de implantação de aproximadamente 1.300 metros de rede de esgoto no Jardim Santa Helena, Zona Norte da cidade. Os trabalhos, que deverão ser concluídos em seis meses, tiveram início nesta quarta-feira (24), durante ato no local, que contou com a presença do prefeito Rodrigo Manga.

Na ocasião, o Chefe do Executivo esteve acompanhado do diretor-geral do Saae/Sorocaba, Ronald Pereira da Silva, bem como da secretária municipal Fernanda Burattini (Comunicação – Secom), além do ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno, e dos vereadores Dylan Dantas e Rodrigo do Treviso.

“Trata-se de um pedido da comunidade há mais de 10 anos e que, agora, sairá do papel“, destacou o prefeito Rodrigo Manga, pouco antes de assinar a ordem de serviço que oficializa o início das obras, que serão executadas com recursos próprios e mão de obra do Saae/Sorocaba.

A instalação da rede de esgoto atenderá, não somente os moradores residentes no entorno do Jardim Santa Helena, como também nos bairros Lopes de Oliveira e Vila Helena.
“Essa rede de interceptores servirá para receber o fluxo de esgoto dos coletores domésticos, fazendo o transporte dos dejetos aos emissários e à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Itanguá. Assim, evita-se que sejam lançados diretamente no córrego que existe nessa região”, explicou o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Ronald Pereira da Silva.

A implantação da nova rede de esgoto será dividida em quatro fases, cada uma delas executada após a conclusão do trecho anterior. A primeira consistirá em instalação de 471 metros de rede, com 250 milímetros de diâmetro e prazo estimado de execução em 60 dias. Os serviços serão concentrados, inicialmente, em trecho entre as ruas Cesar Augusto Serafim e Fernando Rogich Vieira. Na sequência, haverá a implantação de 296 metros, de 200 mm, seguida da terceira fase, que consistirá em 91 metros, de 150 mm. A última etapa da obra prevê 435 metros de tubulação, de 150 mm.

“Os trabalhos do Saae/Sorocaba não param. Outras obras de esgotamento estão previstas e a meta é atingir 100% de esgoto tratado em Sorocaba. O índice atual é de 97%, já muito além da média brasileira, que está em torno de 38%”, complementou Ronald.

Ainda durante o ato no Jardim Santa Helena, o prefeito igualmente anunciou que a pavimentação das ruas do bairro serão completamente refeitas. “É uma questão que está na Justiça, por ser responsabilidade do loteador, mas não vamos esperar por uma decisão. Pelo contrário, já conseguimos um parceiro da iniciativa privada para executar as obras e a previsão é que sejam iniciadas ainda neste ano, beneficiando a população”, frisou o prefeito.

Fotos: Michelle Alves – Secom

 


Saiba mais