Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Saae/Sorocaba instala aduelas em nova ponte de acesso a Araçoiaba da Serra

29 de julho de 2021 15:55

Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)


 

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba já finalizou a instalação das aduelas de concreto, necessárias para a reconstrução da ponte localizada na Estrada José Ribeiro Leite, também conhecida como Estrada do Ipatinga, de acesso a Araçoiaba da Serra, na Zona Oeste do município. A intervenção realizada é a principal em todo o processo de revitalização, que segue em ritmo acelerado.

A travessia, sobre o córrego Ipaneminha, também liga a cidade aos bairros Sorocaba I e Quintais do Imperador. A obra é uma parceria entre o Poder Público sorocabano e a iniciativa privada, por meio de ação mitigadora desenvolvida pela Magnum Construtora, responsável pela doação do material necessário para a execução dos serviços.

“Houve, com sucesso, a instalação de 30 aduelas de concreto, cada uma com dimensões de 3 metros de largura por três metros de altura e 1 metro de comprimento. Ainda, será realizada a construção de quatro muros de alas, sendo dois em cada lado da ponte”, destaca o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Ronald Pereira da Silva.

Em um segundo momento, será feita a pavimentação da via, a construção de guias, sarjetas e calçadas, além de plantio de grama e instalação de sinalização completa de trânsito.

A nova ponte terá 10 metros de largura, o dobro da atual, com duas pistas e calçadas, permitindo o trânsito de dois automóveis simultâneos, em cada sentido, sendo que a ponte antiga possibilitava apenas a passagem de um veículo por vez.

As intervenções na ponte foram iniciadas no dia 7 de julho e, além do Saae/Sorocaba, a execução das obras também conta com equipes da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e da Secretaria de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico (Semob).

O prazo de conclusão da reconstrução da ponte, de 60 dias após o início das obras, está mantido pela Administração Municipal. Enquanto isso, devido aos trabalhos no local, o trânsito permanece desviado temporariamente e a alternativa momentânea é via Rodovia Raposo Tavares (SP-270).


Saiba mais