Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Saae/Sorocaba investe de forma contínua em treinamentos na área de segurança do trabalho

16 de abril de 2022 9:37

Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)


 

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba tem investido de forma contínua em treinamentos na área de segurança do trabalho, voltados à capacitação de servidores. A principal finalidade é a prevenção máxima a acidentes.

A autarquia prevê 1.390 certificações, em diversas modalidades, até o fim de 2023, totalizando mais de duas mil no período de 2021 a 2023. Neste ano, até março passado, cerca de 205 certificados já foram emitidos e, para o mês de abril, estão programados mais 80.

As novas certificações abrangem treinamentos continuados sobre Primeiros Socorros, NR10 Curso complementar – SEP Reciclagem (Segurança no sistema elétrico de potência e em suas proximidades), NR33 – Espaço Confinado – Formação e Reciclagem e NR35 – Trabalho em altura – Formação e Reciclagem.

Em 2021, ao todo, 257 profissionais foram qualificados no aprimoramento das técnicas de segurança e eficiência dos procedimentos para atuar em valas e escavações, de um total de 640 trabalhadores previstos até o fim deste ano de 2022, organizados em turmas com, em média, 40 servidores, cada.

“O Saae/Sorocaba está sempre buscando a segurança máxima e integridade dos seus servidores, bem como entende que a capacitação profissional é extremamente importante, principalmente na realização dos procedimentos necessários durante a jornada de trabalho, mantendo igualmente a excelência dos serviços prestados à população”, destaca o diretor-geral da autarquia, Tiago Suckow.

As capacitações são planejadas, em um primeiro momento, na exposição de todo o conteúdo teórico sobre cada tema, com aplicação de prova. Em um segundo momento, ocorre a parte prática, em locais específicos, como as dependências do Centro Operacional e da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) S1, com a participação dos trabalhadores operacionais, engenheiros e equipes administrativas do Saae/Sorocaba.

Os cursos têm sido ministrados pelo engenheiro Flávio Gonçalves, por meio da empresa SSO Treinamentos, e pelos instrutores Thiago Alcântara Trindade e Rodrigo Perroud Seixas, da empresa Star Engenharia e Medicina Ocupacional. Todos seguem os procedimentos e condições recomendados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e são supervisionados pelos Setores de Políticas de Pessoal e Treinamentos (SPPT) e Segurança do Trabalho (SST) do Saae/Sorocaba.

 


Saiba mais