Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Saae/Sorocaba orienta sobre uso consciente e economia de água junto das contas de consumo

6 de novembro de 2021 13:07

Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)


 

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba tem disponibilizado panfletos educativos quanto ao uso consciente e a economia de água no dia a dia junto às contas mensais de consumo. Somente no mês de outubro, 242 mil desses informativos foram entregues nas residências pelos leituristas. O serviço é feito em paralelo àquele que já é realizado de porta em porta nos bairros, pelos agentes educadores ambientais da autarquia, desde o início deste ano (veja abaixo).

De forma rotineira, o Saae/Sorocaba vinha orientando a população no sentido de evitar o desperdício de água, por meio de uma ampla campanha de comunicação. Porém, devido à crise hídrica dos últimos meses em toda região e no país, o trabalho de interação com os usuários também foi intensificado.

O novo material distribuído apresenta dicas de economia de água, tais como: jamais deixar a torneira aberta o tempo todo, enquanto realiza atividades rotineiras, como escovar os dentes, fazer a barba e lavar pratos e talheres; procurar acumular uma quantidade considerável de roupas para, então, fazer a lavagem na máquina e não todos os dias; tomar banhos breves; corrigir situações de torneiras pingando e manter a válvula de descarga do vaso sanitário sempre regulada, entre outras orientações.

 

De porta em porta

Em 2021, de janeiro a outubro, o Saae/Sorocaba, por meio de sua equipe de Educação Ambiental, verificou 157 notificações de desperdício de água em residências, incluindo, sobretudo, ocorrências de lavagem de calçada e de carro com mangueira. Nestes casos, os agentes aproveitam para percorrer o bairro em questão e abordar os moradores, por meio de uma conversa franca e didática, com o intuito de orientar sobre o uso consciente da água.

“Grande parte dos usuários já demonstra conscientização quanto ao uso da água, porém, mesmo nos dias de hoje, ainda existem pessoas que continuam mantendo hábitos equivocados”, aponta o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Ronald Pereira da Silva.

Nessa ação de porta em porta, o material distribuído também apresenta dicas de economia de água e combate ao desperdício. “É importante que cada um faça a sua parte, Poder Público e cidadão, para, juntos, atingirmos o objetivo que é vencer este momento de estiagem”, complementa o diretor-geral do Saae/Sorocaba.

A autarquia recebe informações relativas às denúncias de desperdício de água e possíveis vazamentos em seus canais de comunicação, que incluem os telefones 0800 770 11 95 (ligação gratuita) e 3224-5800, além do atendimento pelo WhatsApp (15) 99850-3936 e endereço eletrônico: fale@saaesorocaba.sp.gov.br.

 


Saiba mais