Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Saae/Sorocaba realiza limpeza e desassoreamento de córrego no Jardim Brasilândia

10 de maio de 2022 8:40

Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)


O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba realiza, preventivamente, a limpeza e o desassoreamento do córrego localizado junto à Rua Alvarenga Peixoto, no trecho entre a Rua Roque Aquaviva Carrano e a sua foz no Rio Sorocaba, após a Rua Luís Braile, no Jardim Brasilândia, Zona Norte da cidade.

As intervenções, que tiveram início na última sexta-feira (6), são necessárias para que o sistema, em um trecho de aproximadamente 300 metros de extensão, permaneça preservado e em plenas condições de comportar os períodos de chuvas intensas e aumento do nível do manancial.

A previsão da autarquia é que os serviços no local sejam concluídos até o próximo final de semana. Eles são executados por meio da utilização de uma escavadeira hidráulica, para retirada do sedimento depositado no fundo do córrego. O material é transportado por caminhões até aterro apropriado. Também é feita a remoção de mato e de todo tipo de resíduo, carregado em dias de chuva.

Outras intervenções

Os serviços no Jardim Brasilândia seguem programação pré-definida pelo Saae/Sorocaba, de manutenção de todas as bacias de contenção e de córregos do município. Nos anos de 2021 e 2022, já foram executadas limpezas preventivas dos córregos no Jardim Leocádia, no Jardim Prestes de Barros (conhecido como Lavapés), na Vila Barão e na Vila Mathilde, além das Bacias de Contenção do Campolim, mais o desassoreamento da Bacia 1 do Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) da Água Vermelha.

Fotos: Divulgação


Saiba mais