Saae Sorocaba realiza limpeza e manutenção do Córrego Lavapés

8 de maio de 2024 13:34

Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)


Fotos: Ivan Flores/Saae

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba realiza a limpeza do córrego Lavapés, no trecho junto à Avenida Carlos Sonetti, no Jardim Prestes de Barros. Os trabalhos tiveram início na segunda-feira (6) e a previsão da autarquia é que sejam concluídos até o fim de maio.

A intervenção ocorre periodicamente, ao longo de aproximadamente 1.100 metros de extensão, com o objetivo de manter o córrego em plenas condições de funcionamento e preparado para suportar os períodos de chuvas.

O serviço, que é executado com a utilização de uma escavadeira hidráulica, consiste na retirada dos sedimentos que ficam depositados no leito do córrego. O material, contendo resíduos de todo tipo, é removido e transportado em caminhões para aterro apropriado.

O córrego Lavapés foi canalizado em toda a sua extensão urbana, no início dos anos 2000, desde o Jardim Rosária Alcoléa até o Rio Sorocaba, totalizando 3.400 metros e, ainda, teve suas margens urbanizadas. O “Lavapés” corta a Rodovia Raposo Tavares (SP-270), passa pela região do Parque Zoológico “Quinzinho de Barros” e da Vila Hortência, até desaguar no Rio Sorocaba.

Além do Lavapés, a autarquia segue programação de manutenção que engloba todas as bacias de contenção e córregos do município. Desde 2021 até os dias atuais, o Saae/Sorocaba já executou os serviços preventivos, por exemplo, em córregos dos bairros Brigadeiro Tobias, Jardim Brasilândia, Jardim Leocádia, Jardim Paulistano, Jardim Piratininga, Mineirão, Vila Barão e Vila Mathilde, além das Bacias de Contenção do Abaeté, Campolim, Norcross e Rua Panamá (Barcelona), bem como as duas bacias do Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) da Água Vermelha.

 


Saiba mais