Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Samu e Sedu realizam formações para profissionais da Educação

10 de setembro de 2021 19:14

Por: Bruno Rodrigues


A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em parceria com a Secretaria da Educação (Sedu), por meio da Seção de Apoio à Saúde do Escolar, iniciou, na manhã desta sexta-feira (10), no Centro de Referência em Educação (CRE), uma série de formações sobre noções básicas de primeiros socorros.

O projeto intitulado “EducaSamu” capacitará mais de quatro mil servidores que atuam nas escolas da Rede Municipal de Ensino. O curso atendeu, inicialmente, os professores de Educação Básica I (PEB I), que atuam nas creches com crianças entre 0 a 3 anos. Todos os participantes serão certificados.

As capacitações serão realizadas em etapas, com turmas de 45 cursistas, de forma presencial, com aulas teóricas e práticas das técnicas de primeiro socorros, tais como: manobra de desengasgo e reanimação cardiopulmonar em bebês, crianças e adolescentes. Os encontros seguem todos os protocolos sanitários de saúde e segurança preventivos à pandemia.

Os instrutores que realizam os cursos são servidores públicos que atuam no Samu, com larga experiência profissional, entre condutores, enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos. O projeto atende à Lei Lucas (13.722/18), que prevê a obrigatoriedade das escolas, públicas e privadas de Educação Infantil e Básica, a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros.

O secretário da Educação, Marcio Carrara, salienta sobre a importância do projeto. “É fundamental que nossos profissionais recebam essas orientações para que, caso os procedimentos precisem ser aplicados, eles sejam feitos da maneira adequada”, conclui.

 


Saiba mais