Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Secid e Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida têm programação especial do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

21 de setembro de 2021 17:25

Por: Rose Campos


A Secretaria da Cidadania (Secid), por meio da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência, em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, preparou uma programação especial com discussões voltadas ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro.


A data e as atividades são muito importantes, pois permitem a reflexão sobre a relevância da inclusão dessas pessoas em todos os aspectos da nossa sociedade. Trata-se de uma oportunidade para conscientizar a população sobre o desenvolvimento igualitário e inclusivo, garantindo também os direitos das pessoas com deficiência.


Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem mais de 17 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. O número corresponde a 8,4% da população brasileira acima de dois anos de idade.


Pessoas com deficiência vêm gradualmente ganhando mais visibilidade e atenção da sociedade nos últimos anos, porém, ainda há muito para ser conquistado no âmbito da inclusão, que deve acontecer no dia a dia de todos. Sorocaba conta, atualmente, com várias academias ao ar livre, além de brinquedos inclusivos para pessoas com deficiência.

A cidade possui, ainda, um Centro de Referência da Pessoa com Deficiência, que discute ações e melhorias nessa área. O Centro está localizado na Rua João Gabriel Mendes, 351, na Vila Gabriel. O telefone para mais informações é: (15) 3224-4636.


Confira a programação especial alusiva ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência:


✔️ 21/09, às 19h
Live com Rafael Ferraz, jornalista deficiente físico, sobre o tema: “A luta pela inclusão em tempos de pandemia”
Onde: página no Facebook do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de Sorocaba (www.facebook.com/Sorocaba.CMPcD)


✔ 22/09, às 19h
Live com Alexandre Gonzales, pessoa cega, especialista em programação neurolinguística
Onde: página no Facebook do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de Sorocaba (www.facebook.com/Sorocaba.CMPcD)

✔ 23/09, às 17h
Workshop acessibilidade no mercado de trabalho
Inscrições gratuitas, pelo link: https://www.sympla.com.br/acessibilidade-no-local-de-trabalho__1347532


Saiba mais