Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Secretaria da Educação disponibiliza material educativo sobre alimentação saudável às famílias e oferece cardápio especial para celebrar a Semana dos Tropeiros

25 de maio de 2022 10:58

Por: Rose Campos


Como ajudar a criança a comer melhor” é o título da cartilha disponibilizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), a todos os pais e responsáveis de alunos da rede municipal, especialmente os das creches.


A cartilha está acessível de forma on-line, pelo link:
https://abre.ai/cartilhacomermelhor e também pode ser baixada e salva no computador, celular ou impressa para leitura e consulta a qualquer momento.


Trata-se de um guia para auxiliar pais e responsáveis na introdução e manutenção de hábitos de alimentação cada vez mais saudáveis, alinhando-se com as novas diretrizes e cardápios adotados, a partir deste ano, na alimentação da rede municipal de ensino. “O objetivo é ter uma alimentação ainda mais saudável para as crianças, iniciando desde os primeiros anos de vida um cardápio com menos açúcares,
outros carboidratos e alimentos ultraprocessados”, afirma o secretário da Educação, Marcio Carrara.


Um sinal de que o novo cardápio vem agradando os alunos, inclusive os do Ensino Fundamental, vem das manifestações deles próprios, que costumam fazer desenhos e cartas elogiando os pratos.


Recentemente, os alunos da E.M. “Tereza Ciambelli Gianini” capricharam nas criações artísticas e de textos para demonstrar o quanto apreciam as saborosas produções das merendeiras da escola. Foram dezenas de declarações de admiração e apreço ao trabalho delas e, claro, à gostosa refeição que sai todos os dias das panelas.


Semana do Tropeiro


A culinária também é uma oportunidade importante para aproximar as crianças de informações históricas e culturais. Foi o que ocorreu nas unidades escolares da rede municipal, ao ser servido aos alunos um prato tradicional de Sorocaba e da nossa região: o Feijão Tropeiro.


A escolha foi uma forma de homenagear esse período marcante da história sorocabana, o tropeirismo, assim como destacar a Semana do Tropeiro (23 a 29 de maio).


Trata-se de uma época muito importante da história da cidade, que gerou recursos para o crescimento econômico e desenvolvimento cultural do município, que se originou como um pequeno povoado. O tropeirismo traz influências e traços culturais gaúchos, como vestimentas, linguagem, costumes e sotaques, enraizando suas origens em Sorocaba e criando, aqui, uma identidade própria.


A história registra que os tropeiros eram homens que viajavam pelo Brasil no lombo de burros e mulas, levando animais, alimentos, ouro e pedras preciosas para algumas regiões do País. Enfrentavam sol escaldante e chuva cortante no lombo dos burros. Sorocaba tornou-se uma parada estratégica, onde eram intermediados negócios entre os comerciantes, o que deu origem à Feira de Muares, também conhecida como Feira de Sorocaba. Esse foi o ponto de maior comercialização de muares do final do século XIX no Brasil.


Durante essas longas viagens, os tropeiros faziam paradas em acampamentos para descansar os animais e fazer refeições rápidas, porém substanciosas. Carregavam em suas malas o feijão misturado com a farinha de mandioca, carne seca, linguiça, alho e sal. O prato típico foi chamado de Feijão Tropeiro.


Em homenagem a essa história, o Feijão Tropeiro está sendo servido, neste mês de maio, em todas as escolas municipais de Sorocaba. O prato oferecido nas escolas municipais foi cuidadosamente adaptado, pela equipe de nutricionistas da Secretaria da Educação, contendo feijão, farinha de mandioca, cenoura ralada, tomate picado e cheiro verde, além de arroz, carne em cubos acebolada, salada de couve e, como sobremesa, mexerica.

Fotos: Divulgação


Saiba mais