Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Sedu e CREF4/SP realizam formação sobre luta e ginástica para professores de Educação Física da rede municipal

1 de outubro de 2021 9:56

Por: Bruno Rodrigues


Fotos: Michelle Alves / Secom Divulgação

A Secretaria da Educação (Sedu), em parceria com o Conselho Regional de Educação Física (CREF4/SP), realizou, nesta quinta-feira (30), no Jardim Botânico Irmãos Villas-Bôas, uma formação sobre luta e ginástica para professores de Educação Física da rede municipal.

A capacitação, que faz parte do “Ciclo CREF4/SP do conhecimento”, foi ministrada pelo professor Vladimir Godoi. Treinador de boxe desde 2004, ele é um dos responsáveis pela formação esportiva de Abner Teixeira, atleta medalhista olímpico em Tóquio.

“Os cerca de 50 professores que participaram da formação também realizaram atividades práticas ao ar livre. Todos eles serão certificados”, destaca a gestora de Desenvolvimento Pedagógico, Priscila Diogo. O encontro atendeu todos os protocolos sanitários preventivos à Covid-19.

Além da importância de falar sobre essas modalidades, foram discutidas questões de currículo e estratégia de desenvolvimento das aulas de Educação Física no contexto atual dos estudantes. “A ideia é quebrar paradigmas a respeito da abordagem de lutas com as crianças nas escolas, pois, utilizando as estratégias corretas, é possível falar sobre o tema de forma segura e produtiva, melhorando o desenvolvimento integral dos alunos”, explica Vladimir.

O professor salienta ainda que as lutas contribuem com o crescimento das crianças, não só por meio da prática esportiva, mas também das questões atitudinais, tais como respeito, disciplina, determinação e autoconfiança. “Trata igualmente da forma como se relacionar consigo mesmo e com os demais, além da superação de limites.”

Para o secretário da Educação, Marcio Carrara, o encontro é fundamental para o enriquecimento profissional dos participantes. “Formações, como essa, são muito pertinentes. Elas agregam ainda mais informações e conhecimento para nossos excelentes profissionais da rede municipal. Por fim, isso desencadeia em aulas cada vez mais bem elaboradas para as nossas crianças”, conclui.


Saiba mais