Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Segunda edição do “Quarta com o Prefeito” realiza cerca de 900 atendimentos a munícipes

3 de novembro de 2021 21:02

Por: Rose Campos


A Prefeitura de Sorocaba realizou, nesta quarta-feira (3), 875 atendimentos a munícipes, no período das 9h às 16h, na segunda edição do programa “Quarta com o Prefeito”, no Teatro Municipal “Teotônio Vilela” (TMTV).


O número representa quase o dobro dos atendimentos realizados na primeira edição, no dia 6 de outubro, quando cerca de 500 pessoas foram atendidas. Todos os protocolos sanitários preventivos à Covid-19 foram respeitados, como o uso de máscara protetora e de álcool em gel.


Previamente, estavam inscritas cerca de 600 pessoas, mas muitas vieram também sem o pré-agendamento e todas foram recebidas. O empresário Reinaldo Pereira da Silva, do Jd. Imperatriz, optou por chegar cedo, antes das 8h, para garantir o atendimento, com demanda na área da habitação. “Não quis perder essa oportunidade, por isso procurei chegar cedo”, ele justificou.


Neusa Gomes Consiglio, moradora da Vila Hortência, chegou ansiosa para resolver sua questão, na área da saúde. “É a primeira vez que eu venho. Espero que meu problema seja resolvido”, afirmou enquanto aguardava ser chamada. Logo após o atendimento, ela voltou a se manifestar. “Eles me explicaram que minha cirurgia já está marcada, em hospital da região, para o dia 17 de novembro. Para facilitar o acesso ao hospital, vão providenciar o transporte de ida e volta, pois eu e meu marido somos pessoas de mais idade e não temos quem possa nos levar”, completou.


Estiveram ao lado do prefeito Rodrigo Manga todos os secretários municipais e dirigentes das autarquias municipais, assessorados por suas respectivas equipes, para dar mais celeridade aos atendimentos. Também estiveram presentes os vereadores Fábio Simoa, João Donizeti, que é líder do Governo na Câmara, Vinicius Aith, Vitão do Cachorrão, Cícero João e Cláudio Sorocaba, presidente da Câmara Municipal.


A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Governo (Segov), com o suporte da Ouvidoria Geral do Município, buscou, mais uma vez, ampliar o acesso dos munícipes aos serviços da municipalidade e, ainda, possibilitar o diálogo direto com o prefeito Rodrigo Manga e os secretários municipais que, por sua vez, podem conhecer de perto as principais demandas dos cidadãos de todas as regiões do município. “Além do ‘Quarta com o Prefeito’, a Segov também participa ativamente na captação de parcerias do programa ‘Sorocaba Linda de Verdade’, em conjunto com a Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), e no Concilia Sorocaba, que sela outra importante parceria, com a OAB Sorocaba. Com certeza, esses programas estarão entre os principais legados da atual Administração Municipal”, afirmou a secretária de Governo, Samyra Toledo.


“Essa grande procura da população pelo programa é um dos sinais de que estamos no caminho certo e oferecendo o melhor encaminhamento às solicitações prioritárias da população sorocabana. Uma delas diz respeito ao mutirão de consultas, exames e cirurgias na área da Saúde, que, muito em breve, terão início”, disse o prefeito.

Esclarecimento e orientações para a população

As áreas mais procuradas pela população nesta segunda edição do “Quarta com o Prefeito” foram, nesta ordem: Saúde, Cidadania, Trabalho, Educação e o Concilia Sorocaba, ligado à Segov.


Na Saúde, a busca se dá, majoritariamente, por exames e cirurgias. Fabiana Marques, moradora do bairro Ana Paula Eleutério, pôde ir embora mais aliviada, depois de falar com a Secretaria da Saúde (SES) e também com o prefeito. “Minha filha pequena precisa de uma tomografia. É um exame caro e eu não tenho condições de pagar, especialmente agora, que estou desempregada. Mas eles me garantiram que vou conseguir fazer”, disse a mãe com a bebê no colo.


Procuraram a mesa da Secretaria da Cidadania (Secid), na grande maioria, pessoas que necessitavam de cesta básica e também outras buscando auxílio para o tratamento de dependentes químicos. Além dos kits de emergência fornecidos a quem precisava de alimento, foi dada orientação para o registro no Cadastro Único (CadÚnico), que permite a obtenção de benefícios do Poder Público e, também, feito o encaminhamento para clínicas de recuperação terapêutica conveniadas à Prefeitura, nesses casos específicos.


Muitos também chegaram ao Teatro Municipal com um currículo nas mãos, em busca de uma oportunidade de emprego. Para esses, após uma breve análise do perfil do candidato, era feito o encaminhamento para as vagas pertinentes atualmente disponíveis no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador). Muitos puderam ir embora já com uma entrevista de emprego agendada.


Na área da Secretaria da Educação (Sedu), houve muitos pedidos de vagas em creche, mas também alguns de transferência de unidade escolar e, ainda, solicitações de transporte escolar. Para todos foi essencial fornecer informações e esclarecimentos. Uma das orientações, por exemplo, consistia em ampliar as opções de vaga em creche, que podem incluir até cinco unidades, aumentando as chances de encontrar a vaga desejada. O município também está providenciando formas de ampliar o número de vagas disponíveis, como, por exemplo, com a construção ou ampliação de novas creches.


Entre as principais demandas que chegaram à Segov, a grande
parte era pertinente ao Concilia Sorocaba, programa que oferece mediação entre munícipes e o Poder Público, viabilizando e abreviando as resoluções dos casos e evitando a judicialização dos mesmos, o que é um caminho, geralmente, mais custoso e demorado. As principais solicitações eram no campo da Saúde, tais como: pedidos de atendimento em oncologia e também de fornecimento de medicamentos e insumos, como a insulina. São demandas que não competem ao município, mas que, agora, podem ser resolvidas com mais rapidez, contando com o Concilia.


Além disso, também solicitaram intermediação em questões envolvendo habitação (com a CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo) e a empresa de fornecimento de energia no município (CPFL Piratininga). Nem todos os pedidos são diretamente relacionados ao município, ainda assim, há o empenho do Concilia Sorocaba em orientar, intermediar e resolver as pendências apresentadas.

Outro serviço de orientação ao público que esteve à disposição dos munícipes foi o Procon. “Conseguimos, principalmente, esclarecer dúvidas e prestar consultoria, especialmente em áreas da telefonia e obtenção do auxílio emergencial. E muitos vieram até nós por necessitar do serviço de um advogado”, informou a superintendente do Procon Sorocaba, Dra. Cristiane Bonito.


Fora do Teatro Municipal também estiveram à disposição do público o Procon Móvel e, na área da Saúde, os ônibus Rosa (Saúde da Mulher) e Azul (Saúde do Homem).


Os atendimentos do “Quarta com o Prefeito” ocorrerão sempre na primeira quarta-feira do mês. A Ouvidoria Geral do Município cadastra todos os atendimentos no sistema da Prefeitura, para os devidos acompanhamentos e devolutivas. Quem quiser participar, pode fazer a inscrição on-line, pelo site da Prefeitura: www.sorocaba.sp.gov.br/quartacomprefeito, tão logo abram as vagas para a próxima edição.

Fotos: Michelle Alves – Secom


Saiba mais