Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Semana do Tropeiro é tema de encontro entre municípios da região de Sorocaba

13 de abril de 2022 18:53

Por: Mariana Campos


O secretário de Cultura (Secult) de Sorocaba, Luiz Antonio Zamuner, participou, na tarde desta quarta-feira (13), de uma reunião no Centro Cultural e Histórico “Brasílio Ayres de Aguirre”, em Itapetininga (SP), para tratar da Semana do Tropeiro.


O encontro contou também com a participação do secretário da Cultura de Itapetininga, Cristiano Pellegrinetti, do secretário da Cultura de Itararé, Alisson Rivelli Ferreira, do coordenador da Cultura de Sarapuí, Celso Oliveira, do coordenador de Esporte e Cultura de Alambari, Alex Sandro Medeiros de Trangulho, e do coordenador de Turismo de Bom Sucesso de Itararé, Walter Canário.


O intuito foi tratar com os municípios da região que vão se unir para celebrar a Semana do Tropeiro 2022, com a realização da Tropeada Itararé-Sorocaba, quando homens e animais vão percorrer quilômetros de estrada, passando pelos municípios que constituíram a Rota Sul do Caminho das Tropas, aberta a partir do final do século XVIII.


“Estamos preparando uma programação especial para celebrar a data. A Semana do Tropeiro é uma das principais comemorações da nossa cidade, já que o Tropeirismo sorocabano foi de extrema importância na formação econômica e cultural do Estado de São Paulo e do Brasil.”, destaca Luiz Antonio Zamuner.


O início do Tropeirismo na cidade ocorreu por volta de 1.750, com o registro de animais no município, que transformou Sorocaba em passagem de tropas xucras ou arreadas. Como consequência desse evento, eram realizadas as famosas Feiras de Muares, que, normalmente, tinham duração de dois meses. O tropeiro era responsável pela circulação de produtos destinados à exportação e pelo abastecimento das regiões interioranas.


Saiba mais